São Paulo, domingo, 25 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segredos italianos

RITA LOBO

O certo seria esperar o verão começar para falar de sorvete. Mas por motivos profissionais -sei- tive que passar pela árdua tarefa de experimentar todos os sabores dos sorvetes do Liolá. São maravilhosos.
Alessandro, dono da gelateria, é conhecido dos bons de garfo. Ele é ex-Taverna del Papa-Re e Columbia. Italiano que é, além de "molto simpatico", adora falar de comida, comer e cozinhar. E com um pouquinho de esforço, dá até para arrancar umas receitas dele.
Mesmo com algum sofrimento, ele acabou contando o segredo da focaccia servida no Liolá: a gordura de presunto cru. Além dos sorvetes deliciosos feitos por lá, Alessandro serve comidas rápidas, sem perder o sotaque italiano. Muito risoto, zuccoto e tudo mais.

Liolá
R. Dr. Mário Ferraz, 490, Itaim, zona oeste. Tel/fax. 829-7516.

TIRAMISÚ
Ingreditentes
3 ovos
150 g de açúcar
150 g de creme de leita fresco
400 g de mascarpone
5 xícaras de café expresso, frio e adocicado
1 xícara (café) de uísque
1 xícara de chocolate em pó
800 g de pão de ló
Bater o creme de leite até virar um chantilly bem firme. Em outra tigela, bater as gemas e o açúcar na velocidade máxima da batedeira, por oito a dez minutos. Misture delicadamente o chantilly, a gemada e o mascarpone.
Numa travessa de 30 cm x 20 cm e 5 cm de altura, coloque o pão de ló, cortado numa espessura de 1 cm. Mistura o café com o uísque e regue o pão de ló, sem encharcar. Cubra com o creme de mascarpone e finalmente pulverize com o chocolate em pó. Repita a operação mais uma vez. Leve à geladeira por no mínimo quatro horas.

FOCCACIA RUSTICA
1 kg de farinha de trigo
1/2 litro de água
1/2 xícara de azeite
1 xícara (café) de sal
1 gema de ovo
25 g de fermento para pão
25 g de gordura de presunto cru, derretida
1 colher (sopa) de sal grosso
1 colher (sopa) de alecrim
Derreta o fermento com água morna, acrescente o azeite, o sal, a gema, a gordura de presunto e por último a farinha. Amasse bem. Depois de trabalhar bastante a massa deixe fermentando por três horas. Na hora de assar, estique a massa sobre uma assadeira, faça furinhos com um garfo e espalhe um pouco do sal grosso e do alecrim por cima. Asse com forno bem quente, 350 graus, por 15 minutos, ou até que a focaccia esteja corada.

Texto Anterior: Por dentro dos perfumes
Próximo Texto: repeitando a cultura club
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.