São Paulo, domingo, 25 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concorrentes ficam no vestiário

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

As novas regras de transmissão do Campeonato Brasileiro obrigam as redes Cultura, SBT, Record, Manchete e CNT-Gazeta a cobrirem os jogos das cabines e dos vestiários dos estádios.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) vendeu os direitos de transmissão de 45 jogos para as redes Globo e Bandeirantes e de outros 60 para a Globosat, através dos canais Sportv e GNT.
A TVA, pelo canal ESPN Brasil, pode colocar no ar os mesmos jogos que a Globosat, mas só pode iniciar as transmissões após o final do primeiro tempo.
Neste ano, repórteres estão proibidos de entrar em campo antes dos jogos. Apenas dois repórteres da Globo e dois da Band podem ficar atrás dos travessões.
Os repórteres das outras emissoras e de jornais têm de assistir aos jogos das cabines e fazer entrevistas nos vestiários.
Guerra
A Record e o SBT ficaram de fora do Brasileiro por causa de um contrato assinado entre a CBF, a Globo e a Band, dando exclusividade a essas duas redes para transmitir a competição até o final de 96.
A CBF não revela quanto está cobrando das emissoras. As redes dizem estar proibidas de revelar os valores pagos.
A Folha apurou que a Globo e a Bandeirantes estão pagando R$ 10,2 milhões pelos direitos.
No ano que vem, a guerra pela transmissão deve esquentar. Record e SBT prometem entrar na disputa pelos direitos.
Fora do pool em 96, o SBT e a Record estão enviando só um câmera e um repórter aos jogos.
Com isso, nomes como o do corintiano Osmar de Oliveira e o do são-paulino Silvio Luiz, 62, do SBT, ficaram de fora da cobertura do Brasileiro.
Audiência
Outra batalha está sendo travada nos bastidores da CBF. A Globo estaria pressionando para antecipar o início dos jogos dos domingos das 19h para as 18h.
A Globo tenta mudar o horário para manter a audiência do humorístico "Sai de Baixo", que antes do campeonato ia ao ar às 22h e, agora, é exibido às 23h.
Por causa do novo horário, a audiência de "Sai de Baixo" caiu da casa dos 40 pontos na Grande São Paulo para 35 em 9 de agosto, primeiro domingo de Campeonato Brasileiro.
Naquele dia, o jogo Atlético-MG x Corinthians teve 31 pontos de audiência na Globo e 5 na Bandeirantes.
Ou seja: "Sai de Baixo" perdeu cerca de 400 mil telespectadores na Grande SP.

Texto Anterior: Januário de Oliveira diz que já foi censurado
Próximo Texto: A escalação das TVs no Campeonato Brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.