São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Brasil não usa recursos'

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o consultor-chefe do Departamento de Apoio a Programas e Políticas da ONU, Ben-Dak, "é um milagre da natureza a quantidade de recursos naturais que há neste país e quão pouco eles são conhecidos e utilizados".
Ele defende que o Brasil deveria ter um programa de mapeamento de seus recursos, naturais e humanos, e desenvolver projetos para aproveitá-los.
É neste aspecto que o trabalho de Ben-Dak se destaca, pela multiplicidade de agentes que ele propõe envolver no desenvolvimento dos países.
Além do ensino público e privado, ele defende a participação de empresas nacionais e estrangeiras, que também devem estar envolvidas em processos de "auto-educação".
A isso ele dá o nome de "atividade catalítica". "É quando várias companhias se unem para desenvolver novos produtos, em áreas como alimentação, saúde ou transporte."
A idéia é envolver pequenas e médias empresas.
Só com o mapeamento dos recursos naturais e potenciais do país e das empresas é que seria possível elaborar políticas mais consistentes de educação.
Com os projetos na África, Ben-Dak diz que "o objetivo é erradicar a miséria". (FR)

Texto Anterior: ONU quer que ensino comece mais cedo
Próximo Texto: Ausência de pai atrapalha aluno, diz professor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.