São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Junta Comercial recadastra as empresas de São Paulo

Processo vai ser realizado de 2 de setembro a 30 de novembro

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) vai recadastrar todas as empresas mercantis registradas no Estado até 30 de junho deste ano.
O recadastramento terá início no dia 2 de setembro, terminando em 30 de novembro deste ano.
As empresas mercantis são aquelas que exercem atividades comerciais, industriais e afins.
O recadastramento será feito em razão de convênio assinado entre a Junta Comercial de São Paulo e as entidades representativas dos contabilistas do Estado.
O objetivo do recadastramento é levantar informações para a atualização do Cadastro Estadual de Empresas Mercantis, afirma José Maria Giaretta Camargo, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.
Além de atualizar o cadastro, será fornecido ao titular de firma individual, ao administrador de sociedade mercantil ou de cooperativa a Carteira de Exercício Profissional (CEP).
Segundo Camargo, o documento servirá para que a pessoa indicada na CEP comprove o exercício da atividade.
O recadastramento custará R$ 19,00, incluindo o custo da CEP.
Disquete
O recadastramento será feito somente por meio magnético, em disquete de 3,5 polegadas, contendo obrigatoriamente todas as informações cadastrais requeridas.
O recadastramento somente será considerado válido se for preenchido por contabilista habilitado, inscrito no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.
O disquete será fornecido pelo CRC/SP aos contabilistas.
Duas vias
A entrega do disquete preenchido, acompanhado de requerimento-padrão, contendo, em duas vias, o formulário "Comunicação de Funcionamento/Recadastramento", será feita nas delegacias do CRC/SP e sedes das associações ou sindicatos autorizados.
As duas vias do formulário terão de ser assinadas pelo titular, sócios ou representantes legais e, ainda, pelo contabilista responsável, com a indicação de seu nome e número de inscrição no CRC/SP.
No caso de paralisação temporária das atividades, a empresa deverá usar o formulário "Comunicação Temporária de Atividade/Recadastramento".
Situação jurídica
Os dados do recadastramento não alteram a situação jurídica da empresa perante a Jucesp e terceiros.
Na hipótese de ter ocorrido modificação de ato constitutivo ainda não arquivada na Junta Comercial de São Paulo, a empresa deverá arquivar a alteração antes de se recadastrar.

Texto Anterior: O custo efetivo do Proer
Próximo Texto: Registros vão ser cancelados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.