São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elas não falam por medo

SILVIO RUIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

"Se eu contar para a minha mãe que já transei, ela vai achar que toda vez que eu sair de casa vai ser para ir ao motel", diz a estudante E.A.G., 15 anos, que não quis se identificar.
Assim como ela, grande parte das adolescentes não contam para os pais que já transaram por medo. Medo da reação dos pais, medo de quebrar a imagem que os pais têm delas e medo de serem cobradas e culpadas.
Maioria confia na amiga
Segundo pesquisa do Programa de Atenção Integral ao Adolescente, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, feita com 200 meninas, a maioria (30%) confiaria em uma amiga para conversar sobre sua vida sexual. Em segundo lugar está o namorado (27%), e em terceiro, a mãe (25%). A minoria confiaria no pai (13%) ou em outros parentes (5%).
"Mas, na prática, eu vejo que é raro as que contam de fato", diz Albertina Duarte Takiuti, ginecologista e coordenadora do programa da secretaria.
Ela diz que das 52 garotas atendidas na última semana, apenas 6 haviam contado para as mães que já tinham transado. Dessas, só duas afirmaram que a mãe aceitou com tranquilidade. Mesmo assim, elas disseram que a mãe ficou decepcionada.
Filho é sempre criança
"Embora muitas mães digam que estão abertas para ouvir, as filhas sentem que elas não estão preparadas. "Na minha casa, quando aparece sexo na TV a minha mãe muda de canal", conta Gislene Aparecida de Castro, 16, que namora há dois anos e nunca transou. "Se um dia minha mãe souber que eu transei, vai ficar muito decepcionada comigo", diz.
"Para mãe a gente sempre é criança. Elas não esperam isso da gente", completa Ana Elisa Cavamura, 19.
"Os pais sempre têm um ideal para os filhos. Contar que transou pode ir contra esse ideal", explica a psicóloga Rosely Sayão.
(SR)

Texto Anterior: Quem é maduro para transar segura a onda sozinho
Próximo Texto: Garota conta tudo para mãe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.