São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Solução; Cumprimento; Dúvida; Juro; Catalisadores; Contramão; Omissão; Invasões; Loucura; Teto seguro; Iates

Solução
"As regiões Norte e Nordeste sempre foram relegadas ao ostracismo pelo governo federal.
Agora, com a MP automotiva, pretende-se corrigir essa injustiça. Isso fez eclodir um movimento muito forte, no Sul e Sudeste, contra os incentivos ínsitos na medida provisória para as regiões supracitadas.
O Sul e o Sudeste, que sempre discriminaram o Norte e o Nordeste, acham que, se estão de barriga cheia, o resto que morra de inanição.
Será que o desenvolvimento daquelas regiões não seria a solução de vários problemas que são exportados para o Sul e Sudeste?"
Armando Zuzza Ribeiro (São Paulo, SP)

Cumprimento
"A diretoria da Câmara de Comércio Brasil-Uruguay do Estado de São Paulo, tendo ciência da reportagem veiculada em 12/8 acerca do turismo na República Oriental do Uruguai, vem expressar sua satisfação com o alto nível profissional do suplemento de Turismo, bem como com a excelência da reportagem publicada."
Martim de Almeida Sampaio, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Uruguay do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Dúvida
"Após a conclusão do laudo de Badan Palhares fica no ar uma pergunta: será que a ossada examinada era realmente do nazista Menghelli? No caso PC Farias, Palhares agradou a gregos e troianos, tirando o corpo da reta com sua conclusão."
Udelton Arques Prates (Penápolis, SP)

Juro
"Será que é hora de FHC fazer cumprir a Constituição pela qual jurou ao tomar posse e fazer com que os juros sejam de 12% ao ano como diz o livro sagrado da democracia? Se for possível, o povo agradece."
Elio Guimarães (Taubaté, SP)

Catalisadores
"Ajude São Paulo respirar melhor! Muito bem. E as montadoras, quando vão começar a colocar filtros nos carros? Por volta de 1990 enviei carta com a mesma pergunta à Cetesb.
Em resposta, fui informada que por volta de 1999 (faltam só dois anos e meio) todos os carros estariam equipados com os benditos filtros. Pergunto à Cetesb novamente: em que pé estão essas medidas? Já existe 'alguma coisa' obrigando a colocação de filtros nos carros? Ou só nós é que temos de fazer a nossa parte?"
Maria José Scarpa (São Paulo, SP)

Contramão
"O presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, implantou o Real. O que não dá para acreditar que é 'real' é essa afronta da implantação da CPMF e agora da cobrança das tarifas bancárias.
Se estamos em busca de uma inflação mínima, essa busca é unilateral, onde nós, população -principalmente a classe média cada vez mais massacrada-, fazemos o nosso papel, e o governo faz o dele, no sentido contrário!"
Sílvia Helena Mussolini de Oliveira (São Paulo, SP)

Omissão
"Qualifico o pretenso texto 'neomarxista', 'O socialismo na era da informática', escrito pelo ilustríssimo Tarso Genro e publicado por esta Folha em 12/8, como intelectualmente desonesto.
Será que Genro se esqueceu da 'máxima marxista', a cada um segundo suas necessidades, ou simplesmente a omitiu, oportunisticamente, com a finalidade de validar seu texto?"
Frederico Ruiz Ferrari (São Paulo, SP)

Invasões
"Gostaria de manifestar minha revolta com João Pedro Stélide, que, junto com o Movimento dos 'Trabalhadores' Sem Terra, está planejando fazer invasões em terras produtivas.
Como pode ele querer ficar acima da lei, que é bem clara ao registrar que terras produtivas são intocáveis.
Esses agitadores profissionais estão se aproveitando da bandeira da reforma agrária para causar mais conflitos e mortes, como ocorreu no Pará.
Será que essas pessoas não compreendem que, se a terra é produtiva, ela e o proprietário merecem respeito."
Sandro Ferreira (Ponta Grossa, PR)

Loucura
"Famílias de terroristas, sequestradores e criminosos são recompensadas. 'Coitados' dos motoqueiros que tentam furar bloqueios policiais e que, quando atingidos, berram pedindo indenização e apoio.
Enquanto isso, policiais que atiram em suspeitos armados são suspensos de suas funções para submeterem-se a 'aconselhamento psicológico'.
Quem é louco aqui? Eu sei quem está pagando o preço -os trabalhadores contribuintes que são forçados a trancar-se atrás de grades, temendo por sua vida e pelas de seus familiares, enquanto o governo apóia esta loucura com nossas 'contribuições'."
Robert Henry E. (São Paulo, SP)

Teto seguro
"A lei nº 8.009, de 1990, não permite que seja levado à execução judicial o único imóvel pertencente a quem nele mora. Sem dúvida que, com a impenhorabilidade, também se beneficiam os demais residentes, mas não foi para estes instituída a proteção.
Os terceiros, se atingidos pelas consequências dos débitos a que não deram causa, podem valer-se de embargos regulados por específicos dispositivos processuais.
Por tudo isso se justifica a negativa repercussão com que foi recebida uma ainda recente decisão do Superior Tribunal de Justiça afastando do pálio da citada lei aqueles que vivem sozinhos.
É inaceitável o draconiano entendimento de julgadores que se posicionaram contra viúvos, solteiros e divorciados sem dependentes. Ora, para que todos estes sejam abrangidos, não precisava a lei expressamente incluí-los. Taxativa deveria ter sido a exclusão, se assim o quisesse o legislador."
Eros Ferreira Costa (São Paulo, SP)

Iates
"Concordo inteiramente com a revolta expressa na Folha contra a isenção de impostos de importação para iates. Aqui nos EUA, por exemplo, se eu quiser pescar no lago Michigan, a três quadras do meu edifício, preciso comprar uma licença de pesca.
Dessa forma, as pessoas mais interessadas na limpeza do lago e na conservação das áreas usadas para pesca pagam por tal privilégio. As verbas obtidas por meio de outros impostos podem então ser usadas para obras ou atividades mais prioritárias.
Privilégio fiscal na compra de iates não é prioridade, mesmo que seja para treinar para a Olimpíada."
Ricardo Fonseca (Chicago, Illinois, EUA)

Texto Anterior: Tortura em Israel
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.