São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade guarda o passado imperial

CLAUDIA LUIZ MIYAMOTO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Petrópolis recebeu esse nome em reverência a d. Pedro 2º, imperador do Brasil de 1840 a 1889.
Por seu clima ameno, a cidade serviu como local de veraneio para a família imperial e para figuras ilustres como Santos Dumont, Rui Barbosa e barão de Mauá.
O clima já começa a ser desfrutado na serra da Estrela, que dá acesso a Petrópolis e oferece uma visão inesquecível de neblina e vegetação exuberante. A cidade está localizada a 810 metros de altura.
Em Petrópolis, o grande passatempo dos turistas é descobrir, entre as construções, aquelas que pertenceram a personagens de destaque da história do país.
Para isso, é necessário que o turista solicite um mapa na Petrotur (praça Mariano Procópio, 3), pois o sistema de sinalização da cidade é deficiente, com placas escassas.
Também é possível pedir informações no "Disque-Turismo" (tel. 1516), que só funciona para telefonemas feitos da própria cidade.
Dá para conhecer o centro de Petrópolis a pé ou fazendo passeios de charrete, que passam pelos principais pontos turísticos. No centro histórico, não deixe de conhecer a tranquila praça Rui Barbosa, rodeada por pinheiros e cortada pelo rio Quitandinha.
Seguindo pela avenida Koeler, é possível visitar o palácio Rio Negro, residência de inúmeros presidentes da República e da princesa Isabel. A abundante vegetação do jardim frontal prejudica a visualização completa da construção.
No final dessa caminhada, chega-se à catedral São Pedro de Alcântara, construção em estilo gótico francês. Lá estão os restos mortais da princesa Isabel e as lápides de d. Pedro 2º e sua mulher, Tereza Cristina. Repare nos belíssimos vitrais e confessionários dispostos regularmente no interior da igreja.
Seguindo pela rua Ipiranga, você vê a antiga residência de Rui Barbosa (nº 405) e a belíssima casa da família Tavares Guerra (nº 716). A casa de Santos Dumont fica próxima à praça Rui Barbosa e é aberta aos turistas para visitação.
Outras opções de passeios na cidade são o Florália (estufa de plantas e flores) e o Palácio de Cristal.

LEIA MAIS sobre Petrópolis nas págs. 6-14 e 6-15

Texto Anterior: Rede ainda não é a melhor companhia
Próximo Texto: Museu impera entre as atrações da cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.