São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade é o inverso da aridez brasiliense

FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma das maiores mentiras que já foram ditas até hoje é que "Washington é igual a Brasília".
Elas têm duas características comuns: foram planejadas e são as capitais de seus países. E só.
Esse mito da semelhança talvez seja o responsável pelo relativo desdém com que turistas brasileiros tratam a capital dos EUA.
É comum ouvir que Washington seria árida e desinteressante, como Brasília. Nada mais falso.
Washington difere em quase tudo de Brasília. A começar pela região na qual se encontra.
A cidade fica na Costa Leste dos EUA, região na qual houve desenvolvimento econômico. Brasília nasceu e segue no meio do nada.
A pseudo-semelhança entre Washington e Brasília serve para alimentar outro mito, o da falta de vida cultural da capital dos EUA.
Isso é verdade em Brasília. O maior evento cultural programado neste semestre é a ópera "O Guarani", com cenografia do carnavalesco Joãosinho Trinta.
Em Washington é impossível citar eventos particulares. A cidade tem temporada de ópera, além de intensa vida noturna.
Conforto
Outra diferença entre as duas é que em Brasília só é possível se locomover com relativo conforto num carro com ar-condicionado.
Em Washington, o metrô serve todos os principais pontos. Além disso, é fácil andar a pé. Por exemplo, a partir da Casa Branca é possível caminhar algumas quadras e encontrar bons restaurantes.
Em Brasília, o Palácio da Alvorada fica às margens do lago Paranoá. Só é acessível de carro. Se ficar com fome, o turista tem uma opção: andar quilômetros até o centro comercial mais próximo.
Isso acontece com quase todas as atrações de Brasília. Congresso, ministérios e monumentos (como a Catedral) estão em locais isolados de infra-estrutura básica. O inverso de Washington.
Pela falta de opções, é comum encontrar políticos e autoridades federais em atividades de lazer cultural em Brasília. Isso se resume aos cinemas, a única atividade cultural noturna nos dias úteis.
Em Washington isso é mais diverso. A não ser nos restaurantes mais chiques, onde é possível encontrar políticos almoçando.
Essa frequência a restaurantes requintados poderia ser uma similaridade. Só que aqui políticos vão ao Piantella. Em Washington, as opções são diferentes e melhores.

Texto Anterior: Washington tem clima de império
Próximo Texto: Casa Branca saiu por US$ 240 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.