São Paulo, terça-feira, 27 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bamerindus pode ter solução nesta semana

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central espera receber, ainda nesta semana, uma proposta do Bamerindus que solucione o problema de caixa do banco paranaense no curto prazo.
Segundo dirigentes do Bamerindus, a idéia é conseguir no BC um empréstimo com prazo mínimo de 90 dias, entregando em garantia parte do patrimônio e dos créditos do banco.
Os executivos partem do diagnóstico de que o empréstimo -cerca de R$ 1,9 bilhão- seria suficiente para quitar as dívidas de curto prazo do Bamerindus e sepultar as dúvidas quanto à solidez da instituição.
Assim, a captação de recursos junto a clientes voltaria ao normal, e o banco saldaria sua dívida com o Banco Central mais tarde.
O BC possui uma linha de crédito nas condições de prazo desejadas pelo Bamerindus, mas com juros de 4% acima das taxas de mercado -altos para um banco em processo de recuperação.
Portanto, o acesso do banco à linha será determinado pela avaliação das garantias que a instituição tem a oferecer.
O aporte financeiro ao Bamerindus virá acompanhado de um pacote de compromissos negociado com o BC.
Os resultados do banco e do conglomerado financeiro controlado pelo senador José Eduardo de Andrade Vieira continuarão examinados de perto pelo BC.
Deseja-se a redução do porte do grupo. Isso poderia ser feito já no pagamento do empréstimo solicitado pelo banco.
Em garantia dos recursos, o Bamerindus poderá entregar bens, como sua carteira de crédito imobiliário e empresa Inpacel.

Texto Anterior: BC recebe poucas informações sobre novas tarifas bancárias
Próximo Texto: Teles têm nova onda de alianças e fusões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.