São Paulo, terça-feira, 27 de agosto de 1996
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Teles têm nova onda de alianças e fusões

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O setor de telcomunicações está passando por uma nova onda de fusões e alianças estratégicas espetaculares.
Ontem foi anunciada a compra, por US$ 14 bilhões, da MFS Communications pela WorldCom, através de troca de ações.
E na guerra cujo campo é a Internet, a Netscape anunciou uma nova aliança com a IBM e outras empresas, como a Oracle.
A fusão cria uma das maiores empresas do mundo na área de comunicação entre empresas, que passará a se chamar MFS Worldcom.
Por meio de sua rede de fibra ótica, a MFS Worldcom prestará a seus clientes serviços de telefonia local e internacional, além de oferecer acesso à Internet.
O anúncio dessa operação acontece depois de outra compra espetacular, por US$ 2 bilhões, da UUNET Technologies pela própria MFS Communications.
Nessa primeira fusão foram aglutinados sob um mesmo serviço a transmissão de voz, dados, vídeo e o acesso à Internet por fibra ótica.
A MFS WorldCom terá meio milhão de clientes nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia, com faturamento de US$ 5,4 bilhões por ano.
Ontem foi também um dia espetacular na guerra entre a Netscape e a Microsoft, que se enfrentam para definir quem dominará o padrão de "browsers" (programas de computador para trafegar pela World Wide Web, ou WWW, a interface mais popular com a rede Internet).
O navegador da Netscape Communications Corp. é hoje líder no mercado, mas a Microsoft lançou o Explorer com o objetivo de quebrar esse domínio.
Ontem a empresa líder anunciou uma aliança com gigantes do porte da IBM e da Oracle (que também questiona o predomínio de Bill Gates), além de outras quatro empresas japonesas, para levar a Internet às redes de televisão.
Sob a supervisão da Netscape, o consórcio criou a empresa Navio Communications Inc, com sede em Sunnyvale, California.

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