São Paulo, terça-feira, 27 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nieve volta em dois CDs

LÚCIA KARAM
DA REDAÇÃO

O pianista e compositor Bola de Nieve (1911-1971) sempre se destacou pelo estilo incomum de cantar e tocar, incomparável até mesmo entre os conterrâneos de Cuba. O piano e a voz visceral são instrumentos que usa com perfeição para transmitir a dor e a alegria na medida exata que pede cada canção.
Para conferir, mais dois trabalhos de Ignacio Villa, nome de Bola de Nieve, estão disponíveis no mercado brasileiro, agora que gravadoras do país resolveram vasculhar a fundo o baú das Antilhas.
Um é o CD "Bola de Nieve con Su Piano", gravado em 1957 pelo selo cubano Montila. O outro é "Bola de Nieve interpreta Ignacio Villa", gravado pela Egrem, de Cuba.
Neste, ele passa da triste "Dejame Recordar" e da sofrida "Carlota Ta Mori", que canta como se estivesse chorando, para a melodia entusiasmada da canção catalã "Lo Decembre Congelat".
O repertório do outro disco é basicamente formado por rumbas e pregões, e reúne gravações das décadas de 40 e 50. Das 15 composições, apenas duas são de Bola de Nieve: o bolero "Tu Me Has de Querer" e "El Reumatico".
As outras são de compositores como Emilio Grenet ("Tres Motivos de Son", com versos do poeta Nicollas Guillén), Eliseo Grenet e Ernesto Lecuona.
O lamentável é a dúvida nos registros da obra de Bola de Nieve, que gera controvérsias quanto à autoria de algumas canções, como "Mamá Perfecta" e "Botellero", que no disco da Velas constam como de Ignacio Villa e no da Dubas, de autor anônimo uma, e de Gilberto Valdés, a outra.

Disco: Bola de Nieve Interpreta Ignacio Villa
Lançamento: Velas/Egrem

Disco: Bola de Nieve con su piano
Lançamento: Dubas/Montila
Preço: R$ 18, em média, cada CD

Texto Anterior: Caldas dá voz ao romantismo
Próximo Texto: "Beige" é a exposição da fina ironia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.