São Paulo, terça-feira, 27 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vencedor de Cannes abre mostra no Rio

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

"Segredos e Mentiras", ganhador da Palma de Ouro de melhor filme no Festival de Cannes deste ano, vai abrir a 8ª Mostra Internacional do Filme -ex-Mostra Banco Nacional, agora Mostra Rio- que começa dia 19 de setembro.
O filme britânico, dirigido por Mike Leigh, é um melodrama sobre a reconciliação de uma família inglesa. A atriz principal, Brenda Blethyn -vencedora da Palma de Ouro de melhor atriz- estará no Rio para a exibição.
Outro convidado pelos organizadores é o ator Kevin Spacey -Oscar de melhor ator coadjuvante neste ano por "Os Suspeitos". Spacey é uma das atrações do "Panorama do Cinema Mundial". O ator traz para a mostra o filme "Albino Alligator" -sua estréia como diretor.
Ainda no capítulo convidados, outra presença confirmada é a de Mary Harron, diretora de "I Shot Andy Warhol" -também selecionado entre os 170 filmes que serão exibidos até dia 30 de setembro.
Além das já tradicionais mostras "Panorama do Cinema Mundial", "Midnight Movies" e "Tesouros da Cinemateca", a Mostra Rio desse ano incluiu em sua programação uma seleção de documentários sobre cinema.
São 12 filmes sobre grandes nomes do cinema, como Pasolini, Jean Renoir, Eisenstein e Orson Welles. "The Battle Over Citizen Kane", um dos selecionados, foi indicado neste ano ao Oscar de melhor documentário.
"Não sabemos se essa mostra se repetirá todos os anos, mas achamos que já estava na hora de reunir todo esse material existente e mostrá-lo ao público", diz a coordenadora Ilda Santiago.
Outra novidade -que Ilda pretende repetir todos os anos, a partir de agora- é a mostra "Imagens da África".
Pela primeira vez, o cinema africano ganha um espaço específico no festival para mostrar sua produção recente. "Era uma idéia antiga que finalmente conseguimos concretizar", disse Ilda.
A Mostra Rio termina no dia 30 de setembro com a exibição de "Jack", a mais nova produção de Francis Ford Coppola.
Também estão programadas exibições de "O Livro de Cabeceira", de Peter Greenaway, "Two Deaths", de Nicholas Roeg, com Sonia Braga no elenco, "A Drifting Life", de Len Chen-Sheng, e "Gabbeh", do iraniano Mohsen Makhmalbaf.
Os 170 filmes serão exibidos em 11 salas no Rio. Uma seleção de 50 filmes será mostrada nas salas do Espaço Unibanco de Cinema, em São Paulo, entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro.

Texto Anterior: Feira do livro se encerra com recordes
Próximo Texto: Série do HBO tenta resgatar atmosfera noir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.