São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Área maior; Atraso; Sem motivo; Alternativa; Safrinha cai; Efeito da seca; Café reprovado; Impureza; Descaso; Flor preta; História amarga; Origem

Área maior
Sondagem feita pela Ocepar junto às cooperativas do Paraná indica que a área de milho e soja no Estado pode alcançar 4,4 milhões de ha na safra 96/97, com aumento de 5,5% sobre a da safra passada.

Atraso
Flávio Turra, da Ocepar, diz que o atraso na divulgação das regras do zoneamento para a safra de verão está atrapalhando a programação dos agricultores.

Sem motivo
Benedito Rosa, da Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, não vê motivo para preocupação.

Alternativa
"Quem quiser financiar a safra pode fazê-lo, só que não vai ganhar desconto no Proagro", diz Rosa.

Safrinha cai
A safrinha de milho no PR, cuja colheita atingiu na semana passada 70% da produção prevista, deve somar 1,24 milhão de t, com redução de 8,8% sobre a de 95.

Efeito da seca
O motivo da queda foi a seca que afetou as plantas, diminuindo a produtividade. Inicialmente, a previsão apontava para uma safrinha de 1,3 milhão de t.

Café reprovado
O Instituto Adolfo Lutz constatou constatou problemas em 50,2% dos produtos de 843 indústrias, cujo café foi analisado entre janeiro e junho passados.

Impureza
As análises do instituto, feitas para a Abic, verificaram impurezas ou adições em 4,8% (22) das empresas associadas à entidade. Outras 20 empresas associadas foram advertidas.

Descaso
Segundo a Abic, as análises constataram impureza e adições em 37,3% (142) das 381 empresas não associadas que tiveram seu café pesquisado.

Flor preta
Conhecida pelos agricultores como flor preta, uma nova doença foi identificada nos morangueiros do norte paranaense pelo Iapar.

História amarga
Causada por fungos, a flor preta é uma antracnose, que ataca flores e frutos. Surto da doença ocorrido no Distrito Federal em 89 provocou perdas de até 68% na produção.

Origem
A flor preta tem surgido principalmente em um cultivar do IAC, de Campinas.

Texto Anterior: Empresário 'sem-terra' é rei do feijão
Próximo Texto: Estresse hídrico continua elevado em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.