São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRE vai pedir envio de tropa do Exército

Baixada Fluminense é a preocupação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio, Antônio Carlos Amorim, disse que vai pedir hoje ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o envio de tropas do Exército ao Estado para garantir a segurança das eleições municipais.
Amorim foi condecorado ontem pelo presidente Fernando Henrique Cardoso com a Ordem Nacional do Mérito, em solenidade no Palácio do Planalto.
"O Rio de Janeiro já teve problemas no passado, e a situação agora não é diferente", afirmou Amorim. "Quando o Exército chega, fica todo mundo quietinho", afirmou ele.
O presidente do TRE lembrou que em novembro do ano passado um ônibus com 13 juízes eleitorais foi apedrejado durante plebiscito sobre a emancipação de Mesquita, distrito de Nova Iguaçu.
Segundo ele, três juízes saíram feridos. "Um clima desses não oferece garantia."
Suspensão
Amorim disse que pode suspender as eleições se não contar com o auxílio do Exército e tiver problemas de segurança no dia 3 de outubro, data das eleições.
"Eu não quero suspender a eleição, mas também não quero que me chamem de irresponsável."
Segundo Amorim, algumas das áreas do Rio onde o Exército deve garantir a segurança das eleições e das urnas são os municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Belford Roxo (todos na Baixada Fluminense), São Gonçalo e o bairro carioca de Jacarepaguá, na zona oeste.
Para que tropas federais atuem nas eleições do Rio, o TSE precisa aprovar o pedido do tribunal fluminense. É o TSE que tem o poder de solicitar as tropas ao Exército.
Votação eletrônica
Amorim afirmou que, no momento, os funcionários do TRE e os eleitores não estão esclarecidos sobre o funcionamento das urnas eletrônicas.
Para ele, as dúvidas serão sanadas até o dia das eleições.
Ele disse que não vai colocar lista de candidatos nas cabines de votação.
"Se o eleitor ficar muito tempo na cabine, atrasa a votação. A cabine não é lugar de meditação."

Texto Anterior: Maluf federalizado
Próximo Texto: Juiz manda indiciar vereador do PPB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.