São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão vota 15 pedidos de indenização

WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O pedido de indenização para a família do militante da ALN (Aliança Libertadora Nacional) Carlos Alberto Maciel Cardoso foi negado por unanimidade pela Comissão de Mortos e Desaparecidos do Ministério da Justiça.
Esse foi um dos 15 pedidos votados ontem. Os seis integrantes presentes entenderam que Cardoso foi vítima de punição com morte por seus companheiros, sob acusação de traição. Nesse caso, não cabe indenização do Estado.
Também foi negado o pedido dos familiares de Antônio Expedito Carvalho Perera -considerado "ausente" pela família (nem morto nem desaparecido). A comissão, assim como a família, tem indícios de que ele vive no exterior.
Também foram negados os pedidos das famílias de Ari Lopes de Macêdo, Darcy José dos Santos Mariante, Geraldo Silveira Rodrigues, Tercio Tavares de Melo, José Fernandes Menezes e Lucimar Brandão Guimarães.
A comissão aprovou o pagamento das indenizações para os familiares de Ângelo Cardoso da Silva, Carlos Alberto Zanirato, Elvaristo Alves da Silva, Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão, Roberto Macarini e Alfeu D'Alcântara Monteiro.
Também foi aprovado o pedido da família de Antônio Ferreira Pinto. Ele participou da guerrilha do Araguaia e era conhecido apenas como "Antônio Alfaiate".
Por isso, seu nome não constava da lista inicial de 136 pessoas mortas ou desaparecidas publicada junto com a lei 9.140. Desde que foi instalada, a comissão analisou 116 processos, tendo aprovado o pedido de 97 famílias e rejeitado 19. Ainda restam 109 processos.

Texto Anterior: Servidor da Câmara vai ter gratificação
Próximo Texto: Governo não quer reforma agrária, diz CNBB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.