São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O novo papel da escola, segundo o MEC

"Formar cidadãos capazes de questionar a realidade, posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, respeitando a opinião e o conhecimento produzido pelo outro, utilizando o diálogo como forma de resolver conflitos"

. Orientação sexual
"O trabalho de orientação sexual visa desvincular a sexualidade dos tabus e preconceitos, afirmando-a como algo ligado ao prazer e à vida. Na discussão das doenças sexualmente transmissíveis, o enfoque não deve acentuar a ligação entre sexualidade e doença ou morte".
"Reconhecer as dimensões cultural e histórica das características socialmente atribuídas ao masculino e feminino. Combater relações autoritárias, questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos para homens e mulheres e apontar para sua transformação"

. Ética
"Numa sociedade na qual o mote 'levar vantagem em tudo' apresenta-se como lema, instaura-se uma generalizada desconfiança nas relações sociais: será que o outro não quer me enganar?"
"Valores morais devem ser pensados, refletidos e não meramente impostos ou frutos do hábito. A escola deve ser o lugar onde os alunos desenvolvam a arte do diálogo"

. Saúde
'Consumo excessivo de açúcar, especialmente entre as crianças, é destacado como um hábito alimentar a ser transformado. Cuidados com a higiene, a prática regular de atividades físicas e a adoção de postura física adequada devem ser estimulados"

. Meio ambiente:
"Uma tarefa importante do professor é desenvolver no aluno um espírito de crítica às induções ao consumismo, mostrando a quem de fato interessa essa atitude, e um senso de responsabilidade no uso dos bens comuns e recursos naturais"

. Matemática:
"Explicar que existem problemas que podem ser resolvidos de maneiras diferentes e muitos deles admitem mais do que uma resposta. Resolver um problema não se resume em compreender o que foi proposto e dar respostas aplicando procedimentos adequados"

Fonte: "Parâmetros Curriculares Nacionais" do Ministério da Educação

Texto Anterior: MEC quer sexo, tabu e ética no currículo
Próximo Texto: Proposta admite uso de calculadora por alunos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.