São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravata pode não deixar sinal, diz médico

DA REPORTAGEM LOCAL

O golpe conhecido como gravata pode ser dado sem deixar escoriações no pescoço da vítima. Isso pode ocorrer se a pessoa for apanhada de surpresa pelo agressor.
Essa é uma das análises baseadas na teoria médico-legal feitas por dois legistas paulistas procurados pela Folha: o diretor de tanatologia do Instituto Médico Legal de São Paulo, Alberto Moriaki Furuie, e Paulo Argavate Vasques.
A inexistência de lesões que caracterizassem esse tipo de golpe no pescoço da atriz Daniella Perez é um dos principais argumentos do parecer médico-legal feito pelo legista Carlos Alberto de Oliveira para desmentir a versão dada por Guilherme de Pádua para o crime.
Em uma gravata, o braço do agressor envolve o pescoço da vítima. "São duas regiões macias, o que pode justificar a ausência de lesões", afirmou Furuie.
Segundo ele, a exame da musculatura do pescoço poderia achar algum sinal interno que confirmasse o golpe. "Os sinais externos podem depender da perícia do atacante e das forças físicas do agressor e da vítima", disse Vasques.
Eles também afirmaram que o sangramento causado por oito perfurações no coração de Daniella pode ser externo ou interno. "Isso depende da posição em que se encontrava o corpo quando foi atingido", afirmou Furuie.
Segundo ele, uma pessoa que é morta deitada com facadas no tórax pode sangrar pouco. "O sangue não contraria a lei da gravidade. Ele vai para a parte mais inferior do corpo, no caso, as costas", disse Furuie.
O laudo do cadáver da atriz feito pelo IML do Rio constatou grande quantidade de sangue em cavidades do tórax. Para o legista Oliveira, a inexistência de muito sangue no local do crime indicaria que a morte foi em outro lugar.
Eles também disseram que uma tesoura pode perfurar e cortar uma pessoa. "Depende do tipo da tesoura. Mesmo as comuns têm lâminas que cortam", disse Furuie.
Para ele, seria difícil fazer cortes de dez centímetros de profundidade com uma tesoura, mas não impossível.
Vasques disse que um soco pode provocar lesões contundentes e o desmaio em uma pessoa. "Esse golpe pode até matar, dependendo da região em que ele é aplicado."

Texto Anterior: As análises dos legistas sobre a morte de Daniella Perez
Próximo Texto: Acusação nega que tenha interesse no adiamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.