São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índice alto preocupa médicos brasileiros

DO ENVIADO ESPECIAL

O Brasil tem 90 mil casos de tuberculose a cada ano. Nos últimos 15 anos, o número não mudou -o que preocupa especialistas.
"O total de casos deveria ter caído pelo menos 20%, mas não estamos conseguido baixá-lo", diz Margareth Dalcolmo, do Centro de Referência Hélio Fraga, do Rio.
Margareth diz que o Brasil tem um dos melhores programas de combate à tuberculose do mundo. O Ministério da Saúde gasta cerca de R$ 12 milhões com remédios. O problema, segundo ela, é a falta de estrutura e de profissionais. Com um mês de tratamento, muitos pacientes abandonam o programa.
O resultado pode ser a recaída e a resistência do vírus a remédios. Segundo ela, há cerca de mil "pacientes vivos resistentes" nas ruas. Um espirro ou a respiração podem passar um vírus que pode resistir a todos os remédios conhecidos.

Texto Anterior: Tuberculose mata 40 milhões em 15 anos
Próximo Texto: Lair Guerra ainda corre risco de vida, diz boletim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.