São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STF decide se extradita chinês que se diz ameaçado de morte

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) vai decidir hoje o destino do chinês Qian Hong, que está preso desde 1994 no complexo penitenciário do Carandiru (São Paulo) e se diz ameaçado de morte em seu país.
Mesmo com o compromisso do governo chinês de não executar Qian Hong, o STF deverá avaliar esse risco e a possibilidade de violação de direitos do réu ao julgar o pedido de extradição da China.
Isso porque a China é recordista em execuções, que são possíveis por procedimentos da Justiça. A questão é denunciada por organismos de defesa dos direitos.
Qian Hong está sendo processado por crime comum -é acusado de ter dado golpes que somam cerca de US$ 60 milhões. Sua defesa diz que ele é vítima de perseguição política do governo comunista.
A defesa de Qian Hong afirma que, se for extraditado, ele não estará sujeito a um julgamento justo. Uma irmã de Hong, Qian Feng, estaria detida há dois anos, embora não haja acusação contra ela.

Texto Anterior: Polícia prende garota acusada de liderar assaltantes de banco
Próximo Texto: HC abre laboratório para problema motor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.