São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aula sobre sexo não é mais tabu

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A orientação sexual nas escolas não é mais tabu para a Igreja Católica. "É melhor chegar antes que depois", avalia dom Irineu Danelon, responsável pela área de educação na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Oficialmente, o Vaticano condena o uso da camisinha na prevenção da Aids. Também condena métodos contraceptivos e considera a união entre pessoas do mesmo sexo "contrária à natureza".
Consultado sobre a nova proposta de currículo do Ministério da Educação, dom Irineu afirmou que a escola deve complementar o trabalho da família na educação sexual de jovens.
"O tema deve ser tratado com dignidade, responsabilidade e competência", disse. "Deve-se ter o cuidado de não colocar nas mãos das crianças informações precoces, que vão despertar uma curiosidade fora de época."
Mais liberal que o Vaticano, dom Irineu concorda com o MEC que falar em sexo também é falar em prazer. "Há prazer na comida, embora você não se alimente só por causa do prazer. A mesma coisa acontece no sexo", afirmou.
(MS)

Texto Anterior: Estudo combate 'lei de Gerson'
Próximo Texto: Calculadora é criticada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.