São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kandir prevê queda dos juros

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Antonio Kandir (Planejamento) disse ontem que a aprovação do projeto que elimina a cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) nas exportações irá provocar a queda das taxas de juros.
"Melhorando a performance das exportações, não há tanta necessidade de entrada de investimentos para compensar o déficit da balança comercial e, por conseguinte, pode-se reduzir a taxa de juros", de acordo com o ministro Kandir.
Volume
Ele disse que a diminuição das taxas de juros irá depender do aumento do volume de exportações.
Segundo ele, o impacto imediato da aprovação do projeto será a diminuição dos preços dos produtos nacionais no exterior. Dessa forma, afirma o ministro, o volume das exportações brasileiras tende a crescer.
Isso iria melhorar o desempenho da balança comercial. No período de janeiro a julho, o déficit acumulado chega a US$ 630 milhões. Só no mês passado, as importações superaram as exportações em US$ 334 milhões.
"Consequentemente, poderia-se reduzir a taxa de juros porque é preciso financiar menos o déficit por meio da entrada de capital externo", afirmou o ministro Kandir.
Ipea
O presidente do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), Fernando Resende, tem a mesma opinião do ministro do Planejamento.
"a taxa de juros é mantida alta para financiar o déficit. O projeto vai melhorar desempenho do balanço de pagamentos", afirmou Resende.

Texto Anterior: Veja como fica a cobrança do ICMS
Próximo Texto: Exportações voltam a cair em agosto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.