São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovem artista é tema de debate

DA REPORTAGEM LOCAL; DA REDAÇÃO

A Folha promove hoje, às 20h, o debate "Projetos e Programas de Incentivo ao Jovem Artista", da série "Antarctica Artes com a Folha".
Participam do evento o secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Marcos Mendonça, o galerista Thomas Cohn, a curadora Sônia Saltztein e a artista plástica Dora Longo Bahia. A mediação será do editor-executivo da Folha, Matinas Suzuki Jr.
O debate acontece no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425), com entrada franca. Reservas podem ser feitas hoje, das 14h às 17h, pelo telefone (011) 224-3473.
O projeto "Antarctica Artes com a Folha" foi lançado em fevereiro deste ano com o objetivo de mapear a produção de novos artistas no Brasil.
Uma comissão de curadores percorreu o país para identificar novos talentos, que foram avaliados por um júri internacional.
Os trabalhos dos artistas selecionados serão expostos em mostra paralela à 23ª Bienal de São Paulo, de 29 de setembro a 17 de novembro.
"Conseguimos atingir a meta", afirmou a coordenadora da curadoria do projeto, Isabella Prata, 33. Segundo ela, o projeto colaborou para o mapeamento de artistas jovens de destaque e também para identificar as suas dificuldades.
"Centenas de artistas talentosos estão sendo prejudicados porque não têm espaço. Este é apenas um projeto, e diversos outros são necessários. Apesar disso, já estamos colhendo frutos. Outras empresas que nunca antes investiram em arte estão começando a investir", afirmou Isabella Prata.
A crítica de arte e curadora Sônia Saltztein, que estará debatendo hoje na Folha "Projetos e Programas de Incentivo ao Jovem Artista", afirmou que o jovem artista brasileiro precisa ser o centro de uma política de incentivo.
"Não dá para discutir a perspectiva do jovem artista sem discutir as carências do ensino da arte no Brasil e também o papel do Estado e da iniciativa privada", disse Saltztein.
O secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça, 51, deve abordar no debate a política que o Estado está adotando para incentivar os artistas jovens.
"Não é verdade que não existe uma política pública de incentivo às artes. Estamos relançando o prêmio Estímulo em setembro, retomamos a realização do Salão Paulista de Belas Artes para abrir espaço a novos artistas e aprimoramos a lei de incentivo às novas produções", disse o secretário.
A artista plástica Dora Longo Bahia falará sobre o que é ser um jovem artista no Brasil.
"Para um jovem artista, a conquista do espaço físico não é o mais importante. É necessário conquistar o público, chamar a atenção da mídia e dos críticos de arte", afirmou.

Texto Anterior: Programa de freira é mania na Inglaterra
Próximo Texto: Sommer desfila verão com atitude
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.