São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Navegadores acirram a disputa na rede

LUCIA REGGIANI

LUCIA REGGIANI; PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DA REPORTAGEM LOCAL

Recém-lançadas, as versões 3.0 de "Navigator" e "Internet Explorer" estão mais parecidas e poderosas

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
A chegada das versões 3.0 de "Navigator" e "Internet Explorer" acirrou a disputa entre Netscape e Microsoft pelo domínio do mercado de programas de navegação pela Internet (browsers).
O "Navigator", que detém cerca de 80% do mercado, ganhou diversos novos recursos e continua sendo o mais rápido na montagem das páginas da World Wide Web, a área multimídia da rede mundial.
Já o "Explorer" conseguiu se equiparar em recursos ao concorrente, tem apresentação mais elegante e acessórios poderosos, como o "Internet Mail and News", o "NetMeeting" e o "ComicChat".
O "Explorer" já está em português, mas, por enquanto, só oferece versões para "Windows 95" e "Windows NT" (o "Navigator" funciona em 16 sistemas).
Quem quiser conferir, pode capturá-los de graça nos endereços de Netscape (http://home. netscape.com) e Microsoft (http://www.microsoft.com).
Recursos
O novo "Navigator" incorporou tecnologias que eram plug-ins (opcionais) nas versões anteriores.
Entre elas, a Shockwave, que permite que as páginas incluam módulos de multimídia criados em "FreeHand", "Macromedia Director" e "Authoware".
O "Explorer" não vem com suporte a Shockwave, mas captura automaticamente essa tecnologia como componente de páginas.
Os dois programas interpretam páginas escritas em VRML (Virtual Reality Modeling Language), com recursos de realidade virtual.
O "Navigator" passou a entender múltiplas fontes, capacidade que o "Explorer" já oferecia.
O navegador da Netscape também passou a entender ActiveX, tecnologia desenvolvida pela Microsoft para levar movimento à Web (leia mais nesta página).
A instalação é muito fácil. Os arquivos de instalação do "Navigator" têm 5,6 Mbytes; o "Explorer" em português, 4,86 Mbytes.
Facilidade de uso
O usuário tem mais informações sobre as transferências de arquivos pelo "Navigator", que exibe o quanto falta para terminar a operação em tempo e porcentagem, e a velocidade de transferência.
Quando está transferindo um arquivo, o "Explorer" apenas avisa o que está fazendo e mostra um gráfico do tempo que falta.
Ambos têm ajudas eficientes, mas o fato de a versão do "Explorer" estar em português facilita a vida de quem não domina o inglês.
Novidade exclusiva do "Explorer" é permitir que os adultos, por meio de senhas, limitem o acesso das crianças a páginas com conteúdos "censuráveis" em linguagem, nudez, sexo e violência.
No caso de sexo, a gradação de acesso vai de "beijos apaixonados" a "atividade sexual".
Os dois browsers permitem desabilitar alguns elementos das páginas, como imagens e sons, para chegar logo ao que interessa.
Os dois navegadores aceitam alteração de cores das páginas e dos links. Calibram o nível de segurança na transferência de arquivos, para impedir que as páginas tragam conteúdo nocivo ao sistema.
O "Navigator" tem a mais o fato de exibir diferentes alfabetos, como o japonês e o coreano. Dá também a opção de escolha da forma de exibição das imagens.

Texto Anterior: Serviços grátis têm falhas
Próximo Texto: Microsoft integra correio eletrônico ao navegador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.