São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviços grátis têm falhas

Informações chegam ao computador em poucos segundos

GISELE RIBEIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nunca foi tão fácil e rápido fazer um mapa astral, saber o futuro pelas cartas do tarô ou ter a previsão para os próximos 20 dias.
A rede está cheia de endereços que oferecem serviços grátis. Basta digitar alguns dados pessoais na tela e zás!: as informações chegam aos borbotões.
A home page The New Ages Voice é a mais divertida. Traz serviços de várias especialidades: astrologia, runas, tarô, I Ching, numerologia e até bolinho da sorte.
A grande vantagem desse site sobre os outros com consultas gratuitas é que o visitante pode perguntar ao oráculo eletrônico o que quiser e quantas vezes quiser.
No jogo de tarô, por exemplo, há várias formas de colocar as cartas. Basta escolher.
Linguagem ambígua
Outro endereço que merece uma visita é Mapa Astral Legal. A página, feita por brasileiros, tem apresentação em português. No entanto, o resultado da consulta vem em inglês -como em todos os outros endereços da rede.
Mesmo assim, peça seu mapa astral. Digite nome, data e hora de nascimento e latitude e longitude da cidade onde nasceu. Em poucos segundos, um gráfico colorido com a análise aparece na tela.
A linguagem dos textos é a mesma utilizada nas previsões de rua. Ambígua. Portanto, veste a carapuça quem quer.
Segundo a astróloga Claudia Hollander, o cibernauta não deve levar ao pé da letra tudo o que dizem as análises eletrônicas. Até porque algumas delas contêm incorreções. Quem já fez seu mapa com um astrólogo de carne e osso pode fazer a comparação.
Os dados, muitas vezes, não batem. Há sempre uma pequena diferença de grau, casa, planeta, regência. Diferença que, para os mais crédulos, pode mudar até o destino de uma pessoa.
Para aqueles cuja experiência no mundo esotérico se resume aos horóscopos de jornal, livros de anjos e jogo de búzios, aí vai uma dica.
Há endereços que explicam direitinho o que é cada corrente esotérica e o significado de algumas expressões características.
No site A-Z Astro (http://www.horary.com/gloss. html), por exemplo, é possível encontrar um dicionário astrológico. Já na home page do Kepler College of Astrological Arts and Science (http://www.aquarianage.org), o visitante encontra dados sobre os cursos oferecidos.
O site da Associação Astrológica da Grã-Bretanha (http://www. astrologer.com/aanet/index. html) é para quem quer ficar por dentro do mundo regido por astros e estrelas.
Traz entrevistas com gurus famosos, aborda assuntos polêmicos e dá dicas de livros e cursos.

Texto Anterior: Mensagem de infecção
Próximo Texto: Navegadores acirram a disputa na rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.