São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Próximo Texto | Índice

Partido aprova plataforma para reeleger Bill Clinton

Presidente anuncia programa para erradicar analfabetismo

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Partido Democrata dos EUA aprovou sem surpresas nem dissidências a plataforma da campanha de Bill Clinton à reeleição em novembro.
Apesar de o presidente estar adotando discurso parecido com o do candidato da oposição, Bob Dole, o programa do seu partido se diferencia do programa republicano em muitos aspectos com clareza.
Por exemplo, defende, sem reservas, o direito ao aborto, a política de ação afirmativa para ajudar minorias raciais e a melhoria do sistema público de educação.
Como no caso do Partido Republicano, a adoção da plataforma pelo partido não significa que o candidato vá defendê-la como está redigida. Mas cria um compromisso moral dele com suas bases.
Clinton revelou ontem o segundo dos quatro grandes projetos de governo que reservou para anunciar na convenção: um plano de US$ 2,5 bilhões para erradicar o analfabetismo em cinco anos.
O presidente continua sua jornada de trem pelo Meio-Oeste do país até chegar, amanhã, a Chicago, sede da convenção democrata.
Hoje, ele e Al Gore serão formalmente escolhidos, sem opositores, os candidatos à Presidência e Vice-Presidência dos EUA.
Amanhã, Clinton fará seu discurso aceitando a indicação.
Num vídeo sobre sua vida, a ser exibido antes do discurso, Clinton fará elogios a seu opositor, Bob Dole, classificando-o de "patriota". O elogio ao adversário, raro em campanhas presidenciais nos Estados Unidos, pretende mostrar que Clinton está seguro quanto à sua reeleição e que é uma pessoa capaz de gestos de grandeza.

Próximo Texto: Gore usa 'vitrine' e se lança para o ano 2000
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.