São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casamento real termina hoje

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O "casamento do século", entre o príncipe Charles e a princesa Diana, acaba oficialmente hoje.
A "The London Gazzette", espécie de "Diário Oficial" britânico, traz hoje termo validando decreto da Alta Corte de Londres -emitido há seis semanas.
Especula-se na imprensa britânica que Charles, 48, passará o dia com a amiga e ex-amante Camilla Parker-Bowles.
Diana, 35, perderá seu título de Sua Alteza Real durante almoço em companhia de seus apadrinhados do English National Ballet, única entidade cultural a qual ela continuou ligada após a reestruturação de sua agenda.
Quase cem entidades, a maioria beneficentes, foram descartadas.
Camilla
Enquanto o Palácio de Buckingham estuda mudanças sobre os direitos dos monarcas, cresce a especulação sobre uma volta de Charles com Camilla.
O problema: Camilla é divorciada e, segundo a lei britânica, um rei não pode se casar com uma divorciada. Charles é o sucessor direto de sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, 70 anos e boa saúde.
No único precedente histórico para o caso, o rei Eduardo 8º abdicou em 1936 para se casar com a divorciada norte-americana Wallis Simpson.
Se Charles seguisse o mesmo caminho, o trono iria para seu primogênito, príncipe William, hoje com 14 anos.
Os britânicos não querem Charles casado com Camilla, afirmam pesquisas feitas ontem por dois tablóides, o "The Sun" e o "Daily Mirror". Em ambas, cerca de 90% dos ouvidos disseram ser contra um novo casamento -até aqui, negado publicamente por Charles.
William e seu irmão, Henry, 11, estudam em colégio interno e continuam sob responsabilidade dividia dos pais.
Diana
Já Diana ainda não tem seu futuro definido. Ela perdeu o tratamento, mas continua Diana, princesa de Gales e membro da família real.
Porém, seu papel ainda não está decidido -embora, se dependesse de vontade própria já declarada, ela seria "embaixadora de boa vontade" e "rainha dos corações" dos britânicos.
Além de abstratos, os títulos desagradam Charles, diz a imprensa sensacionalista.
Diana saiu rica do casamento: US$ 25,5 milhões na conta bancária e direito a benesses reais como a residência fixa no Palácio de Kensington.
Ela e Charles se casaram em 29 de julho de 1981, tendo vivido juntos até dezembro de 1992. Depois, acusações e confissões mútuas de adultério levaram a rainha a pedir o divórcio -o que foi concordado em fevereiro deste ano.

Texto Anterior: Ieltsin não vai a reunião com Lebed
Próximo Texto: Madre Teresa se diz preocupada com conta; Professores ameaçam greve contra um aluno; Fogo atinge prédio junto à Casa Branca; Imprensa de Seul teme anistia para ex-líderes; EUA querem proibir suplemento dietético
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.