São Paulo, quarta-feira, 28 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adiadas eleições municipais da Bósnia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As eleições municipais da Bósnia, previstas para o próximo dia 14, foram adiadas. O anúncio foi feito ontem por Robert Frowick, chefe da delegação da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação da Europa), na Bósnia.
"Não é possível realizar uma eleição municipal este ano", disse Frowick, alegando irregularidades no registro dos sérvios.
As eleições municipais devem ocorrer em abril ou maio do próximo ano, anunciou Frowick.
A decisão desagradou os sérvios-bósnios. "A República da Sérvia da Bósnia vai realizar as eleições gerais, inclusive as municipais, no dia 14 de setembro apesar da decisão da OSCE", disse o vice-premiê Miroslav Vjestica.
Ilegalidade
Frowick afirmou que, caso o pleito sérvio-bósnio ocorra, será considerado ilegal.
"O acordo de paz de Dayton (assinado ano passado entre muçulmanos, sérvios e croatas nos Estados Unidos) é claro a esse respeito: a votação tem de acontecer sob a supervisão da OSCE", disse o chefe da organização.
Frowick, porém, confirmou a realização em 14 de setembro das eleições dos parlamentos muçulmano-croata e sérvio, para três presidentes e para uma Câmara dos Representantes.
Observadores internacionais afirmaram que os sérvios da Bósnia refugiados na Sérvia estão sendo desencorajados a se registrarem nas cidades onde viviam antes da guerra.
Segundo diplomatas, os refugiados estariam sendo pressionados a se registrarem nas regiões de maioria muçulmana e que agora estão abandonadas porque seus moradores foram mortos ou expulsos durante o conflito.
Essa ação, segundo os diplomatas, seria uma estratégia para assegurar aos sérvios o controle de importantes cidades nos 49% de território da Bósnia a que eles têm direito, segundo o acordo de paz.

Texto Anterior: Após nova confissão, belgas escavam casa de Dutroux
Próximo Texto: Sequestradores se entregam em Londres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.