São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procuradoria apura inscrições no PAS

Comitê do PPB dava carteirinhas

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério Público instaurou sindicância ontem para apurar suposto crime eleitoral na distribuição de carteiras do PAS (Plano de Atendimento à Saúde) no comitê eleitoral de Celso Pitta e do candidato a vereador Hanna Garib, ambos do PPB, no Pari (zona norte).
Pitta e Garib poderão ser enquadrados no artigo 299 do Código Eleitoral, que proíbe dar ou oferecer "dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem" para obter voto.
A pena aos infratores é de reclusão de um a quatro anos e multa.
Ontem, os dois voltaram a negar que soubessem da distribuição.
O secretário municipal da Saúde, Roberto Paulo Richter, afirmou que as carteiras do PAS que estavam sendo distribuídas foram roubadas da empresa em que são impressas. Anteontem, Richter havia dito que os documentos eram falsificadas. A Folha flagrou a distribuição.
"O assessor do comitê do Garib retirou irregularmente as carteiras da empresa onde elas são confeccionadas e estava distribuindo. Isso é roubo", disse o secretário.
Segundo ele, o assessor seria o presidente da Associação Amigos Pari-Canindé, Waldomiro Theodoro, que teria usado o fato de ser do Grupas (que representa os moradores do bairro junto ao PAS) para retirar as carteiras da empresa e distribuí-las no comitê.
Para o secretário, as associações de bairro podem fazer o cadastramento para o PAS, mas não podem distribuir as carteiras. "Muito menos em um comitê político."
Richter desligou quatro membros do Grupas que teriam participado do desvio das carteiras.
Theodoro, além de coordenador do comitê de Pitta e Garib no Pari, é auxiliar administrativo do gabinete do vereador na Câmara.
Ontem, Theodoro se recusou a dar entrevista. O comitê parou de distribuir as carteiras do PAS.
Segundo a Folha apurou, Theodoro entregou as carteiras, anteontem, para o delegado da 12ª DP (Pari). Seu objetivo seria provar que elas eram verdadeiras.

Texto Anterior: "Estou neutro", afirma Corrêa
Próximo Texto: Pitta é escolhido por 47% até 24 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.