São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto dá ao Congresso poder de vetar privatizações

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O líder do PT no Senado, José Eduardo Dutra (SE), apresentou ontem projeto de lei que autoriza o Congresso a impedir a privatização de estatais federais, mesmo após publicação do edital de licitação no "Diário Oficial" da União.
Pelo projeto, o Congresso pode excluir uma estatal do Programa Nacional de Desestatização mediante aprovação de decreto legislativo, dentro do prazo de até 60 dias após a publicação do edital.
Anteontem, Dutra retirou da pauta projeto de sua autoria que submetia a privatização da Companhia Vale do Rio Doce à prévia autorização do Congresso. Com isso, a discussão sobre a venda da Vale pelo Senado foi suspensa.
A partir do projeto de Dutra apresentado ontem, a discussão sobre a Vale deve ser retomada.
"Esse projeto é bem mais abrangente, porque diz respeito a todas as empresas estatais", afirmou Humberto Lucena (PMDB-PB).
Ainda no governo Collor, um dispositivo idêntico a esse chegou a ser aprovado pelo Congresso, que o embutiu em uma medida provisória que tratava do programa de privatização. Ele acabou sendo vetado pelo ex-presidente.
O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) disse que o projeto é positivo, pois permite que o Congresso cancele qualquer privatização, "se achar que não é conveniente ao país".

Texto Anterior: Renúncia fiscal será de R$ 15 bi em 97
Próximo Texto: Investimentos serão de R$ 8 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.