São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Criação' de Ídolos

WILSON BALDINI JR.
PARECE QUE A TORCIDA DA COLUNA PASSADA DEU CERTO.

O norte-americano Danny Romero é o novo campeão dos supermoscas da Federação Internacional e deve enfrentar agora o seu amigo Johnny Tapia na cidade onde ambos nasceram: Albuquerque, no Novo México.
O que esta pequena cidade norte-americana está prestes a conseguir, o nosso imenso Brasil ainda parece longe de alcançar.
Mas uma luz começa a surgir no fim do túnel.
Um novo calendário para o boxe amador, bolado pelo eterno campeão Éder Jofre, está sendo programado com a intenção de criar um número maior de torneios.
E no dia 7, a Federação Paulista promove o 1º Torneio Internacional Inter-Clubes, no Ginásio do Corinthians.
Os corintianos enfrentam os pugilistas do Huracán, da Argentina. Outros clubes, como São Paulo, Bayern de Munique e River Plate (ARG) futuramente também devem participar.
É uma idéia que para muitos poderia engrandecer ainda mais o basquete e o vôlei.
No boxe não será diferente.
O amor do torcedor por um clube, ainda mais no Brasil, torna qualquer disputa de pebolim um inferno.
E o mais importante é o intercâmbio direto com os maiores lutadores do mundo. Uma maneira simples de tornar nossos lutadores mais experientes.
Cubanos, norte-americanos, alemães, os melhores, chegam para uma Olimpíada ou Campeonato Mundial com mais de 400 lutas na bagagem.
Fica difícil competir e, pior ainda, escutar as seguidas críticas.
Seria a volta aos "Anos Dourados" das décadas de 40 e 50, quando dirigentes como Orlando Della Nina pagavam do bolso para trazer lutadores de todas as partes do mundo para a melhora do pugilismo nacional.
Como na semana passada, não custa continuar na torcida.

Texto Anterior: Popov sentiu na pele a violência injustificável
Próximo Texto: Finalmente; Que pena!; Luta do século?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.