São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento discute parceria e incentivo a jovens artistas

Encontro foi realizado anteontem

DA REPORTAGEM LOCAL

A parceria de empresas e o incentivo do Estado são as vias para incentivar a nova produção cultural no país. Esse foi um dos tópicos do debate "Projetos e Programas de Incentivo ao Jovem Artista", da série "Antarctica Artes com a Folha", realizado anteontem, no auditório da Folha. Participaram do evento o secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Marcos Mendonça, o galerista Thomas Cohn, a curadora Sônia Saltztein e a artista plástica Dora Longo Bahia. A mediação foi do editor-executivo da Folha, Matinas Suzuki Jr.
Mendonça afirmou que, mesmo existindo uma política pública para apoio à cultura, as leis de incentivo fiscal têm limitações. "Apenas empresas de maior porte conseguem alavancar recursos substanciais para projetos culturais."
Dora Longo Bahia afirmou que o projeto teve mérito por ter levado os curadores até os novos artistas.
O galerista Thomas Cohn afirmou que o cenário da produção artística no país é alarmante. "O mapeamento constatou que os novos artistas concentram-se nas capitais, e que em 16 Estados não há sinal de vida de arte. Isso é triste."
Ele contestou o critério do projeto de considerar jovem o artista com até 32 anos.
A crítica Sônia Saltztein afirmou que houve uma desestruturação de papel provedor do Estado. "Hoje, o papel do Estado se reduz a um monitoramento", disse.
Ela falou sobre o critério para a seleção de talentos e sobre as lacunas na formação dos artistas. "O desempenho e a competência de um artista não passam pela experiência ou pela formação dele. Quem tem mais desenvoltura conquista seu espaço. Precisamos formar uma vida institucional voltada para a arte menos fictícia."

Texto Anterior: Dulcina de Moraes é enterrada
Próximo Texto: Dulcina de Moraes é enterrada em Brasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.