São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Informações distorcidas; Platéia; PAS; Sem o resultado; Herança; O "resto"; Covardia

Informações distorcidas
"Há duas campanhas de José Serra à Prefeitura de São Paulo: a campanha real, que acontece todos os dias, e a campanha veiculada nas páginas da Folha.
Na semana passada, o jornal chegou a dizer que a campanha estava paralisada. Apesar das informações incontestáveis demonstrando o contrário, o jornal não reconheceu seu erro diante dos leitores.
Na edição de 28/8, a Folha insiste na sua postura e dedica mais de meia página a informações distorcidas sobre a campanha.
Entre 40 perguntas feitas ao candidato por estudantes da Faculdade de Direito da USP, a Folha selecionou quatro para esboçar um clima de hostilidade a José Serra que absolutamente não existiu.
Ao contrário. A acolhida foi altamente favorável, a exemplo do que aconteceu na palestra no plenário da Federação do Comércio, que a Folha -apesar de presente- não registrou.
Como não registrou a palestra feita na noite anterior para 1.500 estudantes da Universidade Camilo Castelo Branco, onde o candidato foi muito bem recebido.
Finalmente, o jornal publica reportagem contestando a contribuição de José Serra no lançamento do Plano Real, misturando o plano com política cambial.
Chega a afirmar que o presidente da República estaria 'evitando emprestar sua imagem à campanha de Serra', ignorando que tal imagem, como também as referências ao Real, estão presentes na campanha desde o início do horário eleitoral gratuito.
O jornal tem todo o direito de expressar suas opiniões e manifestar suas preferências eleitorais.
O que não podemos aceitar é que isso aconteça em reportagens supostamente factuais, que distorcem os fatos e desinformam o leitor.
Ao contrário do que pretende a Folha, a campanha real de José Serra vai muito bem."
Sebastião Farias, coordenador-geral da campanha de José Serra (PSDB) à Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

Platéia
"Assistindo ao sempre interessante programa 'Roda Viva' da TV Cultura que, no dia 26/8, entrevistou o jornalista Paulo Francis, surpreendi-me com o comentário do sr. Décio Pignatari afirmando que o espetáculo 'Três Mulheres Altas', de Edward Albee, por mim produzido, apesar das excelentes críticas e de vários prêmios não havia feito sucesso.
Apresso-me em corrigir tal desinformação, pois 'Três Mulheres Altas' teve, durante 14 meses, platéias permanentemente lotadas, não só no Rio de Janeiro e em São Paulo como em todo o Brasil.
Minha preocupação, porém, é apenas desmentir a idéia aventada no programa de que não temos platéia para o teatro de qualidade.
Temos, sim. Eu posso garantir."
Beatriz Segall, atriz (São Paulo, SP)

PAS
"Agradecemos a referência que fez o sr. Luiz Ferretti, conselheiro estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, no 'Painel do Leitor' de 23/8, sobre a 'home page' da Secretaria Municipal da Saúde na Internet.
Realmente, estamos ligados à Internet, apresentando uma série de informações na área da saúde, o que demonstra a transparência da administração municipal.
Lamentamos que o leitor só tenha acessado a série histórica e não o PAS (Plano de Atendimento à Saúde) e dentro dele o item 'Produção dos Módulos'.
Verificaria, então, que em 1996 (ano de implantação do PAS) houve um efetivo aumento de produção chegando, em alguns casos, a triplicar, se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Em 1995 realmente houve queda, o que não acontece em 1996, quando os resultados são positivos.
O desempenho desfavorável em 1995 foi um dos motivos para que se implantasse o PAS."
Orlando Magnoli, coordenador de imprensa do PAS -Plano de Atendimento à Saúde (São Paulo, SP)

Sem o resultado
"A cada dia que passa o caderno de esportes da Folha está pior!
Em 23/8 não temos nenhuma informação sobre os jogos efetuados no Campeonato Brasileiro na noite anterior.
O jogo São Paulo x Botafogo acabou por volta das 23h30 (daria pelo menos para dar os resultados na chamada de capa)."
Ivana Weffort (São Paulo, SP)

Nota da Redação - Por motivos industriais, a edição do dia 23/8 começou a ser impressa antes do término da partida. O resultado foi incluído na edição logo após o término do jogo.

Herança
"Gostaria de saber de quem posso cobrar 'os compromissos de Maluf', especificamente no que diz respeito ao Jardim Damasceno.
Ficarão para Pitta? E aí, depois de quatro anos, deixará para o próximo prefeito?
Se algum 'comunicólogo' competente puder responder, agradeço."
Maria da Graça Nogueira (São Paulo, SP)

O "resto"
"Conforme o sr. secretário da Segurança Pública (Folha, 18/8), 'por motivos eleitorais o ex-governador Fleury deslocou 3.000 policiais da capital para o interior'.
A Secretaria da Segurança Pública, a julgar pelas colocações do seu titular, existe para policiar a capital.
O interior, isto é, 'o resto', que se arranje."
Sérgio Haroldo Ribeiro (Atibaia, SP)

Covardia
"Uma tremenda covardia, orquestrada por medíocres e ressentidos, a rejeição das contas do ex-presidente Collor relativas a 92."
Vicente Limongi Netto (Brasília, DF)

Texto Anterior: Contra a servidão
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.