São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contato com vírus pode proteger

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um maior número de gripes nos primeiros meses de vida pode proteger as crianças contra alergias.
Estudos recentes têm reforçado essa hipótese. Uma pesquisa realizada na atual Alemanha comparou as populações de crianças que haviam crescido nos antigos lados oriental e ocidental (duas populações geneticamente semelhantes).
Na Alemanha Ocidental, as crianças moravam em casas com mais carpete e tapetes e iam para berçários e pré-escolas mais tarde. Na oriental, as casas eram mais simples e as crianças iam para os berçários mais cedo -portanto, estavam mais expostas ao contato com outras crianças e com quadros de gripe mais precocemente.
O número de casos de asma em crianças da antiga Alemanha Oriental é menor do que as que moravam na Alemanha Ocidental.
Um estudo inglês comparou crianças de famílias com um ou dois filhos e crianças vindas de casas com quatro ou cinco filhos (mais expostas à surtos de gripe).
A frequência de crianças com asma era muito maior nas famílias com menos crianças.
Segundo Charles Naspitz, os vírus causadores da gripe estimulariam o organismo a produzir um mediador químico conhecido como interferon.
Esse mediador acaba favorecendo uma população de linfócitos (células de defesa do organismo) conhecida como TH1. As crianças alérgicas têm o predomínio de outra população de linfócito, conhecidos como TH2.
(JB)

Texto Anterior: Como proteger seu filho das alergias e da obesidade
Próximo Texto: Combate deve começar cedo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.