São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico desaconselha pílula para hipertensas; Uso do laser deve ser normatizado; Reuniões discutem tumores em São Paulo; Violência entre jovens é tema de pesquisa; Nova droga para glaucoma é efetiva; Responsabilidade legal é tema de debates; Matemática avalia a redução mamária;

JULIO ABRAMCZYK

Médico desaconselha pílula para hipertensas
A hipertensão (aumento da pressão arterial) é uma importante contra-indicação para o uso da pílula anticoncepcional, segundo o médico Neil Poulter, do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Londres, Inglaterra.

Uso do laser deve ser normatizado
Wilson Rubens Andreoni e Charles Yamagutti são, respectivamente, presidente e secretário da recém-fundada Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, que se propõe a normatizar seu uso e criar cursos de formação. Informações no tel. (011) 826-8188.

Reuniões discutem tumores em São Paulo
A 38ª Reunião Anual de Cancerologia será realizada nos dias 11 e 12 de outubro no Hospital A.C. Camargo, da Fundação Antonio Prudente. Nos dias 9 e 10 de outubro, no mesmo local, acontecerá o 2º Congresso Brasileiro de Tumores Ósseos e Partes Moles.

Violência entre jovens é tema de pesquisa
Pesquisa publicada na revista "Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine" (1996; 150:797-801) mostra que o uso de álcool, drogas ou esteróides anabolizantes pelos estudantes dobra o risco de violência entre adolescentes.

Nova droga para glaucoma é efetiva
O Latanoprost, nova droga para o glaucoma (aumento da pressão intra-ocular), está sendo considerada mais efetiva que o timolol, já usado no tratamento da doença, publica a revista "Archives of Ophtalmology" em sua última edição.

Responsabilidade legal é tema de debates
Os direitos dos doentes e a responsabilidade legal do profissional da saúde serão abordados no ciclo de debates do Hospital das Clínicas de São Paulo programado para os dias 11, 12 e 13 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças.

Matemática avalia a redução mamária
Foi aprovada na Escola Paulista de Medicina/Unifesp, com média dez, a tese de doutorado do médico Gerson Vilhena Pereira Filho, que descreve a técnica do professor Roberto Millan na cirurgia de hipertrofia mamária e cria modelo matemático para avaliação da redução da mama.

E-mail julio@uol.com.br

Texto Anterior: Reforma da casa melhora asma
Próximo Texto: Mulher usa anúncio para 'peneirar homem'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.