São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher usa anúncio para 'peneirar homem'

PAULO SAMPAIO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Canceriana bonita" -assim começava o anúncio que a representante de grifes importadas Renata Batah, 32, publicou domingo passado no jornal. A intenção era arrumar um "namorado sério".
Por "canceriana" ela esperou que se entendesse "uma moça sensível, romântica, afetuosa". Por "bonita", bem, ela não chegou a se arrepender, mas se perguntava se não teria exagerado.
"Consultei um amigo confiável e ele disse que tudo bem, que eu só precisava emagrecer um pouquinho", tranquilizou-se.
Renata recolheu na caixa postal eletrônica recados de 21 homens. Peneirou os de voz feia, ou que erravam na concordância. "Gente que fala 'nóis vai', eu não aguento."
Ela agora pode escolher o homem, mas até anunciar não namorava "a sério" fazia dois anos.
"Tomei coragem para anunciar porque sabia que a caixa postal me preservaria dos chatos", explica. "Recebi todas essas ligações, mas só vou responder a quem eu quiser. É muito cômodo."
Medidas
Para ser mais cômodo ainda, e evitar constrangimentos, a secretária bilíngue Adriana Alves, 30, aconselha que se coloque no texto o que ela chama de "informações importantes".
"Se a pessoa for gorda, ou japonesa, muito alta, muito baixa, põe lá", diz. Adriana explica que age assim por experiência própria.
"Sou mulata e omiti isso das primeiras vezes em que anunciei. Quando me encontraram, todos os caras fizeram cara de decepção", conta.
Adriana anunciou há dois domingos pela quinta vez. "Comecei com essa história de anúncio de brincadeira, mas hoje estou meio viciada", afirma.
Ela diz que nunca conheceu alguém "realmente interessante", mas, na semana passada, encontrou-se com um rapaz que a animou bastante.
"Marcamos o encontro na esquina do lugar onde eu trabalho", diz. "Ele passou de carro, devagarinho, e, a princípio, eu não me aproximei. Um gato daquele, imagina se não fosse o que me ligou..."
Mas era. "Naquele dia, ele só me levou em casa. Ficamos de nos encontrar no fim-de-semana", diz. "Com aquele ali eu caso."
O namorado "virtual" de Adriana tem olhos verdes, "sorriso bonito", mede 1,75m e pesa 68kg. "Eu agora estou craque em proporção", ela diz.
Em proporção, e também em falsos bons partidos. "Existe muito rato de classificado", explica. "Tem um sujeito argentino, por exemplo, que liga para todas. Eu sei porque tenho amigas que anunciam e ele sempre joga a mesma conversa fiada."
Tiro na essência
O argentino que perturba Adriana e suas amigas não ligou para a ex-policial Silene Pires, 35 -mas se tivesse ligado, tudo bem. "Só recebi um retorno", diz.
Silene colocou o que Adriana classifica de "anúncio piegas". "Ninguém é grande nem pequeno pela vida que leva, pomposa ou obscura, a categoria que devemos classificar a importância dos homens deduz-se (...). Eu, morena..."
Ela diz que "o objetivo era atingir a essência". Solteira, Silene nunca namorou mais de sete meses. O recorde foi "com um sujeito que insistiu muito".
Silene chegou a ligar para dois anunciantes. Um era deficiente físico, o outro era "o Tiririca atrás da Florentina." "Fiquei curiosa para saber se eles receberam retorno. O primeiro disse que recebeu 13 ligações, o outro, 200."

Texto Anterior: Médico desaconselha pílula para hipertensas; Uso do laser deve ser normatizado; Reuniões discutem tumores em São Paulo; Violência entre jovens é tema de pesquisa; Nova droga para glaucoma é efetiva; Responsabilidade legal é tema de debates; Matemática avalia a redução mamária;
Próximo Texto: DEPOIMENTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.