São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vasser pode ser campeão da Indy hoje

GP ocorre em Vancouver

DA REPORTAGEM LOCAL

O norte-americano Jimmy Vasser, da equipe Ganassi, disputa hoje, às 17h, o GP de Vancouver, no Canadá, com uma das mãos no volante e a outra numa calculadora.
Os números favorecem o californiano. Ele tem 21 pontos a mais que o segundo colocado na classificação, Al Unser Jr. (136 a 115).
Cada GP da categoria oferece 22 pontos, no máximo: 20 para o vencedor, 1 para o pole-position e 1 para quem liderar a prova pelo maior número de voltas.
A corrida em Vancouver é a penúltima do campeonato. Na matemática, bastaria a Vasser deixar o Canadá com 23 pontos a mais que qualquer outro competidor e o GP de Monterey, no domingo que vem, será um mero amistoso para a entrega das faixas.
Na prática, a situação é mais fácil. O americano será campeão se:
1) fizer um ponto a mais que Al Unser Jr.. Mesmo que empatem em pontos, Vasser leva vantagem por ter mais vitórias (4 a 0);
2) fizer, no máximo, cinco pontos a menos que Alessandro Zanardi, o terceiro colocado. Empatariam em pontos, mas Vasser tem mais triunfos (4 a 2);
3) e fizer, no máximo, seis pontos a menos que Michael Andretti, o quarto colocado. Vasser abriria 23 pontos de dianteira e não permitiria o empate, já que ambos têm quatro vitórias na temporada.
Vale lembrar que, para eliminar o brasileiro Christian Fittipaldi (quinto colocado) da disputa, basta a Vasser marcar um ponto hoje.
Zebra
Há, entretanto, alguns fatores que podem adiar a festa do norte-americano. Unser Jr., por exemplo, é um especialista na pista de Vancouver. Ganhou quatro das seis corridas já realizadas lá.
Na última delas, no ano passado, protelou a comemoração do canadense Jacques Villeneuve, que só chegou ao título na prova em Monterey (EUA), a derradeira do campeonato.
As outras duas corridas em Vancouver foram vencidas por Andretti, outro adversário de Vasser na briga pelo campeonato.

LIGUE para o Folha Informações Esporte, 0900-78-0316, para saber o resultado do GP de Vancouver. O serviço funciona em todo o país, a R$ 1,60 por minuto

Texto Anterior: Dallas Cowboys tenta série inédita e consagração
Próximo Texto: Possibilidade de chover pode impedir a conquista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.