São Paulo, domingo, 1 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Branca de Neve nenhuma botar defeito

RITA LOBO

Nua e crua, maçã é boa para decorar. Gelada, cortada em gomos, polvilhada com canela e açúcar, começa a melhorar. Os ingleses fazem a versão salgada da maçã assada, recheada com pasta de linguiça.
Philippe Stark, em cada quarto do Delano, em Miami, colocou uma maçã verde com o mais popular ditado americano: "An apple a day, keeps the doctor away". E Tuca Reinés fotografou.
"Tarte tatin", diz a lenda, "foi um erro que deu certo". Nos EUA, a onda é "apple chips", e não batata. Aqui são vendidas no Sta Luzia à R$ 2,74. Tem sabor canela, caramelo, e a original (embalagem verde) dá o crocante que sua salada merece. Purê de maçã deixa até frango grelhado especial. E melhor que torta de maçã é o bolo da casa da Cristina Ferraz. "Não dá pra não 'comê'!"
Purê de Maçã
(para 4 pessoas)
10 maçãs da Mônica
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
suco de 1 limão
1 colher (sopa) de manteiga
Coloque o suco de limão, a açúcar, o sal e a manteiga numa panela. Descasque as maçãs, retire as sementes, corte em quatro partes e coloque imediatamente no suco de limão para não escurecer. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, até a maçã amolecer. Bata tudo no liquidificador e, se necessário, cozinhe mais um pouco. Sirva bem quente.
Bolo de Maçã
Para a farofa
3/4 de xícara de açúcar
1 xícara de nozes picadas
1/2 xícara de coco ralado
1 colher (chá) de canela em pó
Misture tudo e reserve.
Para a massa
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
1 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (chá) de fermento em pó
2 xícaras de açúcar
4 maçãs grandes
1 colher (sopa) de caldo de limão
2 colheres (sopa) de conhaque
2 ovos
1/2 xícara de óleo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Em uma tigela, misture bem a farinha, a canela, o sal, o bicarbonato, o fermento e uma xícara de açúcar. Tudo, é claro, muito bem peneirado. Em outra tigela, coloque as maçãs, descascadas e cortadas em cubinhos, o caldo de limão, o conhaque, a outra xícara de açúcar, misture tudo e reserve. Em uma tigela maior, bata os ovos, com um garfo mesmo, em seguida, coloque o óleo e a baunilha. Nessa mistura, acrescente as maçãs e a farinha. Misture tudo delicadamente.
Coloque essa massa numa forma redonda (25 cm), de fundo falso, bem untada com manteiga e polvilhada com farinha. Espalhe a farofa por cima e leve ao forno, previamente aquecido, por 25 minutos. Retire, cubra com papel alumínio e continue assando por mais 20 à 25 minutos.

Texto Anterior: Salvos por Tom Cruise
Próximo Texto: O melhor da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.