São Paulo, segunda-feira, 2 de setembro de 1996 |
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Manoel de Oliveira mostra sua "Festa"
LEON CAKOFF
"Festa" é resultado de mais uma colaboração de Oliveira com a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís, 75, com quem vem trabalhando desde "Francisca" (8l) e que teve seu apogeu com "O Vale Abraão" (de 93). É difícil afirmar ainda se "Festa" supera "O Vale Abraão". Quatro personagens se desafiam com diálogos cortantes e reflexões vadias porém solenes sobre o amor, o desejo, inocência e vulgaridade. Nomes originais Os quatro guardam seus nomes originais: Michel (Piccoli), um velho e incansável sedutor; Leonor (Silveira), a sua presa fácil; Irene (Papas), a amante solene; e Rogério (Samona), o marido de Leonor, traído por palavras. Oliveira faz o seu teatro grego recheado de verborragia portuguesa. Como sempre, os recursos de produção são espertamente parcos. Mas a língua é o seu grande domínio e um universo infinito de efeitos especiais. Vulgaridade Frases lapidares, vulgares e à beira do ridículo saem da boca dos quatro personagens como se inocência e vulgaridade fossem santuários do vocabulário. Razão e sentimentos variam com muita facilidade entre um confronto e outro. Dois casais se conhecem numa festa e volta a se ver cinco anos depois. O marido vive o dilema da traição e do abandono eminente. Michel faz o papel de um diabo insolente. Irene é uma mulher de negócios e não se abala com nada. Vitalidade Manoel de Oliveira diz que tira a sua vitalidade graças a um filme anual que o produtor Paulo Branco lhe permite fazer desde 1990. É uma energia alucinante. Enquanto Veneza digere mais esta criação de Oliveira, Paulo Branco já anuncia o seu próximo projeto com o velho mestre: "Viagem ao Princípio do Mundo", com o ator Marcello Mastroianni no papel principal. A ser começa a ser rodado ainda este ano. Texto Anterior: Paralela homenageia centenário do cinema Próximo Texto: Filme revê papel de Collins Índice |
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