São Paulo, segunda-feira, 2 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara de Viena também se exibe hoje

IRINEU FRANCO PERPETUO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Wiener Kammerphilharmonie, ou Orquestra de Câmara Filarmônica de Viena, é a atração de hoje e amanhã da temporada do Mozarteum Brasileiro.
Mas é preciso atentar para o fato que a orquestra que toca hoje no Municipal não tem nada a ver com a Wiener Philharmoniker, a famosíssima Filarmônica de Viena, fundada em 1842 e tida como uma das melhores do mundo.
"Gente jovem"
Formada por 20 instrumentistas de cordas, a Orquestra de Câmara Filarmônica de Viena foi fundada em 1985, por seu regente titular, Claudius Traunfellner -que, na época, tinha apenas 20 anos de idade.
"Éramos apenas gente jovem que queria fazer música", recorda. "Depois, com turnês e gravações, a orquestra foi se desenvolvendo."
Desenvolvimento que corresponde ao próprio amadurecimento do regente, hoje com 31 anos. "É comum dizerem que, se você começa a reger, já é maestro. Só que a experiência só vem com o tempo, com a rotina."
Divulgador
Nos concertos no Brasil, Traunfellner mostra um pouco de seu trabalho de divulgador da música contemporânea austríaca, tocando o "Largo Desolato" de Reiner Bischof, compositor que ele define como "neto artístico" de Arnold Schoenberg.
A maior parte do programa, entretanto, é bem tradicional, com obras de Mozart, Brahms, Bruckner e Richard Strauss.
Solista
A "spalla" da orquestra, a violinista Bettina Gradinger, atua também como solista.
Hoje ela interpreta o "Concerto em Dó Maior", de Haydn, ficando para amanhã o pouco conhecido "Concerto em Ré Menor", de Mendelssohn -trabalho da juventude do compositor que não deve ser confundido com o sempre muito executado "Concerto em Mi Menor".

Concerto: Orquestra de Câmara Filarmônica de Viena
Quando: hoje e amanhã, às 21h
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 222-8698)
Preço: de R$ 18 a R$ 60

Texto Anterior: Dutoit conduz Orquestra da França
Próximo Texto: Eliana Fonseca ataca de Doris Day
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.