São Paulo, quarta-feira, 4 de setembro de 1996
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Serra resiste a usar discurso agressivo

Motta barra saída do publicitário da campanha

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador Mário Covas (PSDB) e o publicitário Geraldo Walter estão tentando convencer José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, a adotar uma posição mais agressiva na campanha. Serra resiste.
Covas e Walter, que dirige o programa de TV do tucano, avaliam que a postura algo "olímpica" de Serra, principalmente no horário eleitoral, está prejudicando o desempenho do tucano.
O candidato preferiu apostar nas críticas moderadas aos projetos do prefeito Paulo Maluf (PPB), tentando fixar no eleitorado a imagem de técnico conhecedor dos problemas da cidade.
Nos últimos dias, porém, Serra aumentou o tom dos ataques ao atual prefeito, falando até em "superfaturamento" de obras da administração municipal.
A diferença de análise quase provocou, há cerca de duas semanas, a saída de Walter da campanha, fato que o publicitário nega.
Motta intervém
O ministro Sérgio Motta (Comunicações) precisou intervir para convencer Walter a ficar. Além da confiança profissional no publicitário, Motta temia que a saída do comandante do programa de TV de Serra tornasse pública uma crise que o PSDB queria esconder.
Walter ficou, mas com menos atribuições. Membros da equipe do publicitário deixaram a campanha e está sendo contratado outro profissional para cuidar especificamente para escrever os textos do candidato e dirigi-lo no estúdio.
"Eu continuo dirigindo e fechando o programa", disse Walter, que negou a saída do publicitário Nizan Guanaes, seu sócio, da campanha do PSDB, apesar de o fato ser considerado irreversível no mercado de marketing político.
Desde ontem, o programa de TV de Serra abriu mais espaço para a divulgação de apoios de personalidades públicas e políticos.
"O programa está mudando de acordo com a conjuntura eleitoral", afirmou Walter. Uma das críticas mais frequentes no bastidor tucano ao trabalho do publicitário aponta excessiva participação de Serra em cenas de estúdio.
A correção já está sendo feita e boa parte da agenda do candidato nos últimos dias está reservada para gravações externas.
Pesquisa
A oscilação positiva de Serra (de 10% para 12% na pesquisa do Datafolha divulgada ontem) foi comentada com comedimento pelo candidato. "O resultado mostra a aceleração de nossa campanha", afirmou o tucano.

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