São Paulo, quarta-feira, 4 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRE cassa registro de cunhado de Tasso

Candidato do PPB estava em 2º

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Ceará cassou anteontem à noite o registro do candidato a prefeito de Fortaleza, Edson Queiroz (PPB-PFL).
Na última pesquisa Datafolha, Queiroz teve 11% das intenções de voto, ficando empatado no segundo lugar com a candidata do PSDB, Socorro França. O candidato do PMDB, Juraci Magalhães, lidera a pesquisa, com 67%.
A cassação baseou-se no artigo 14 da Constituição federal, que prevê a inelegibilidade de parentes consanguíneos ou afins do presidente da República, governadores e prefeitos.
Queiroz é irmão de Renata Jereissati, mulher do governador do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB). Queiroz e Jereissati são adversários políticos. Em 1994, Queiroz fez oposição à candidatura de Jereissati ao governo do Ceará.
No dia 14, a Câmara dos Deputados aprovou emenda do deputado Antônio dos Santos (PFL-CE), retirando o termo afins da Constituição, o que viabilizaria a candidatura de Queiroz. Mas a emenda ainda não foi votada no Senado.

Texto Anterior: Tucano cresce e embola disputa em BH
Próximo Texto: MST lança no Estado nove candidatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.