São Paulo, quarta-feira, 4 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caixa vê risco em liberar verba a Estados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A crise financeira dos governos estaduais e municipais poderá prejudicar a liberação de verbas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para projetos de habitação e saneamento nos Estados e municípios.
Levantamento feito pela Central de Riscos da CEF (Caixa Econômica Federal) em 22 Estados mostrou que 16 não têm capacidade de pagamento para assumir novas dívidas sem enfrentar dificuldades.
A informação foi divulgada ontem pelo presidente da CEF, Sérgio Cutolo. Segundo ele, a instituição dispõe de R$ 4,5 bilhões do FGTS para repassar neste ano, mas está tendo dificuldades para emprestá-los.
A situação dos municípios também não é boa, segundo a CEF. A Central de Riscos avaliou 1.106 municípios e apenas 60% deles têm capacidade de pagamento, concentrada principalmente nos novos municípios, disse Cutolo.
A CEF já liberou R$ 1,9 bilhão para Estados que assinaram um compromisso de ajuste fiscal com a União. Para receber os recursos, os Estados tiveram que reduzir despesas e demitir pessoal.
Cutolo disse que é necessário buscar um novo tipo de parceria com Estados e municípios para reduzir seus gastos públicos.
Segundo ele, o déficit fiscal não será eliminado somente com redução das despesas na esfera do governo federal.

Texto Anterior: Divergência faz Alagoas sofrer risco de intervenção
Próximo Texto: Liminar susta acordos de Collor com os usineiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.