São Paulo, quarta-feira, 4 de setembro de 1996
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Embraer fecha negócios de US$ 525 mi

IGOR GIELOW
DE LONDRES

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) firmou ontem um contrato que pode pagar todo o investimento feito em seu último avião, o jato regional EMB-145.
A companhia aérea Continental Express, dos Estados Unidos, confirmou a compra de 25 unidades do jato. Ao custo de US$ 15 milhões cada avião, o contrato dá à empresa de São José dos Campos (97 km a nordeste de São Paulo) US$ 375 milhões.
O custo total do investimento no EMB-145 é de US$ 300 milhões. Ele é o primeiro lançamento desde que a Embraer chegou ao estado falimentar e foi privatizada, em 1994.
O contrato da Embraer com a Continental prevê ainda a opção de compra para mais 175 aeronaves em 12 anos. "O avião será a base de nossa frota até o ano 2000", disse o presidente da Continental, David Siegel.
O EMB-145, primeiro jato civil fabricado pela Embraer, deve começar a ser entregue em dezembro deste ano para a empresa norte-americana.
Feira
O avião foi apresentado na Feira de Farnborough, maior evento do mercado aeronáutico, que ocorre de dois em dois anos na Inglaterra.
Ontem, foi anunciada a ampliação para dez no número de pedidos do jato para a Regional Airlines, empresa aérea francesa. No total, a Embraer deve receber US$ 150 milhões.
Os aviões serão entregues em três etapas -em 1997, 1998 e 2000. O certificado de aprovação da União Européia para o EMB-145 da Embraer deve sair em março do ano que vem.
"Os custos operacionais do avião são comparáveis aos de um turboélice " (aeronave dotada de turbopropulsor), afirmou Maurício Botelho, presidente da Embraer.
O principal concorrente do EMB-145, o Bombardier Canadair, é US$ 2,5 milhões mais caro. Ambos os jatos têm duas turbinas e capacidade para transportar 50 passageiros.

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