São Paulo, quarta-feira, 4 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP recebe o ABT hoje e amanhã

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

As três apresentações que o American Ballet Theatre (ABT) realiza a partir de hoje em São Paulo já seriam, por si, um belo acontecimento.
Para completar, a companhia ainda traz no programa a coreografia "The Elements", de Twyla Tharp, uma das mais brilhantes autoras da dança contemporânea.
Sobre Twyla, que no mês passado completou 54 anos, comentou certa vez um de seus admiradores, o bailarino Mikhail Baryshnikov:
"Que vocabulário refinado e incrivelmente difícil ela tem! Quando danço suas obras, tenho o sentimento de estar no mar, sobre um barco sem velas, prestes a explorar coisas até então nunca pensadas".
"The Elements" marca a fase atual do ABT, dirigido há quatro anos por Kevin McKenzie, ex-bailarino da companhia.
Com figurinos de Santo Loquasto e música de Jean-Fery Rebel, a coreografia, estreada em maio passado em NY, está sendo dançada pela primeira vez fora dos EUA.
Dividida em nove partes, "The Elements" inspira-se em elementos da natureza, como fogo e ar.
"Caos" é o título do prólogo, dançado por um grupo de solistas no qual se destaca uma das estrelas do ABT, Amanda McKerrow.
Além de McKerrow, participam ainda uma nova geração de talentos, como Paloma Herrera e Angel Corella.
Acompanhado de música ao vivo, interpretada pela Orquestra Sinfônica Brasileira, o ABT dança mais quatro peças em sua temporada em São Paulo.
Em "Theme and Variations", Balanchine também está presente no programa do ABT. É outra obra de coreógrafo genial, feita sobre música de Tchaikovsky.
As demais peças -"Don Quixote" e o pas-de-deux de "O Corsario"- permitem aos bailarinos mostrar suas habilidades técnicas por meio de sequências cheias de saltos e piruetas, dando o tom exibicionista aos espetáculos.
Reunir excelentes bailarinos sempre foi um dos trunfos do ABT, mesmo durante os períodos de crise financeira.

Espetáculo: American Ballet Theatre
Quando: hoje e amanhã às 20h30; sexta às 15h e 20h30
Onde: Teatro Municipal de São Paulo (pça. Ramos de Azevedo, s/nº; tel. 011/223-3022)
Quanto: de R$ 20 a R$ 150

Texto Anterior: "Nem Sim, Nem Não..." encena literatura brasileira
Próximo Texto: Preljocaj e grupo apresentam homenagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.