São Paulo, quarta-feira, 4 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coreógrafo homenageia Balés Russos no Brasil

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Angelin Preljocaj integra a geração de coreógrafos da nova dança francesa liderada por nomes como Philippe Decouflé, cujo grupo acaba de se apresentar no Festival Internacional de Artes Cênicas.
Em 13 e 14 de setembro, Preljocaj e seu grupo apresentam "Homenagem aos Balés Russos", no parque da Independência, em comemoração aos 50 anos do Sesc.
O mesmo programa será dançado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, de 19 a 21 de setembro.
"Os Balés Russos foram a primeira companhia de dança contemporânea da história. Lançaram a aventura moderna, em parceria com artistas de diferentes áreas, como Picasso e Stravinsky. Diaghilev foi realmente inventivo ao reunir esta vanguarda", disse Preljocaj à Folha, por telefone, da cidade francesa de Aix-en-Provence, onde seu grupo está sediado.
Em sua homenagem aos Balés Russos, Preljocaj realiza uma releitura de três obras que, no início do século, integraram o repertório da companhia dirigida pelo empresário russo Serge Diaghilev e que contava com o bailarino Vaslav Nijinsky como estrela.
"Parade", "Le Espectre de la Rose" e "Les Noces" são as obras que Preljocaj escolheu para compor um novo espetáculo. "Para mim, é uma maneira de fazer um trabalho de vanguarda sobre estes temas."
Para remontar a cenografia de "Parade", originalmente feita por Picasso, Preljocaj convidou um pintor japonês, Aki Kuroda. Utilizando a música original de Erik Satie, procurou captar o caráter lúdico das festas de rua.
Também em "Le Espectre de la Rose" e "Les Noces", Preljocaj transpõe os temas para um contexto atual.
Paralelamente à releitura de obras do passado, o coreógrafo desenvolve um repertório próprio com sua companhia, o Ballet Preljocaj.
(AFP)

Texto Anterior: Preljocaj e grupo apresentam homenagem
Próximo Texto: Varejão "opera" iconografia da América
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.