São Paulo, quarta-feira, 4 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consulta ao Banco Central evita problema com consórcio de PC

Nova regra permite lance para microcomputador

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Proibidos desde 1994, os lances em consórcios foram liberados na semana passada.
A medida veio a calhar para quem deseja um microcomputador poderoso, só dispõe de parte do dinheiro e quer alongar o pagamento do restante.
Em geral, o consórcio sai mais barato que o financiamento. Mas é bom fazer as contas antes e avaliar o que é mais vantajoso (leia texto nesta página).
Para evitar que o barato saia caro, o consumidor que optar pelo consórcio deve tomar precauções.
A primeira providência é verificar se a administradora do consórcio tem autorização do Banco Central para funcionar e se há algo contra contra ela.
A checagem junto ao BC pode ser feita, em São Paulo, pelo telefone (011) 252-1128.
Além disso, Cristina Rafael, técnica de assuntos financeiros do Procon paulista, recomenda: verifique se todas as promessas feitas pelo vendedor constam do contrato; não assine o contrato com linhas em branco. Se o produto não estiver especificado, você não terá como provar que tipo de coisa a empresa deve lhe entregar; informe-se sobre todas as regras do consórcio e taxas envolvidas no valor da parcela mensal. As administradoras costumam cobrar uma taxa de adesão, taxa de de administração, percentual para o fundo de reserva contra falta de pagamento e seguro de vida do consorciado; assim que for contemplado, defina o local da compra do bem; pesquise e procure uma administradora que cobre a menor taxa de administração, que hoje varia em torno de 10% do valor do bem.
Economizar e pagar à vista, com desconto, é sempre mais vantajoso, lembra Cristina Rafael.
Até porque o preço do micro vai variar de acordo com a tabela do fabricante ou com o praticado no mercado num prazo mínimo de dois anos. Nesse período, o preço pode sofrer oscilações imprevistas, e o micro pode ficar obsoleto.

Texto Anterior: Telefone inteligente vai à Internet
Próximo Texto: Faça as contas antes de optar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.