São Paulo, quarta-feira, 4 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Nossa resposta deve ser forte e imediata'

DE WASHINGTON

Trechos do discurso do presidente dos EUA, Bill Clinton:
"Três dias atrás, apesar de fortes avisos dos Estados Unidos e da comunidade internacional forças do Iraque atacaram e capturaram a cidade curda de Arbil, no norte do Iraque. A retirada limitada anunciada pelo Iraque não muda a realidade. Esses atos exigem uma resposta forte, e elas a receberam.
Nossos mísseis mandaram a seguinte mensagem a Saddam Hussein: quando você maltrata o seu povo ou ameaça seus vizinhos, você paga o preço.
O ataque iraniano joga lenha na fogueira das lutas entre facções curdas e ameaça espalhar instabilidade em toda a região. Nossos objetivos são limitados, mas claros: fazer Saddam pagar um preço pelo seu último ato de brutalidade, reduzindo sua capacidade de ameaçar seus vizinhos e os interesses da América.
Os objetivos de Hussein podem mudar, mas seus métodos são sempre os mesmos: violência e agressão contra os curdos, contra minorias étnicas, contra os vizinhos do Iraque.
Nossa resposta a essa irresponsabilidade deve ser forte e imediata, como o presidente Bush demonstrou na Operação Tempestade no Deserto e como nós mostramos há dois anos, quando o Iraque juntou suas forças na fronteira com o Kuait e hoje de novo.
Sei que os pensamentos e as preces de todos os americanos estão com nossos soldados e soldadas que conduzem essa missão. Deus os abençoe e à nação à qual estão servindo."

Texto Anterior: Para FHC, luta de Saddam Hussein é "incivilizada"
Próximo Texto: 'Confiem em Deus e atinjam os agressores'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.