São Paulo, quarta-feira, 4 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin apóia plano de paz, diz premiê

Tchernomirdin admite erros

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente Boris Ieltsin apóia o acordo de paz obtido pelo general reformado Alexander Lebed para a república separatista da Tchetchênia, anunciou ontem o premiê da Rússia, Viktor Tchernomirdin.
"Os documentos assinados por Lebed causam um pouco de preocupação, mas, no geral, nós os consideramos corretos", disse o premiê, que se reuniu com Ieltsin.
O acordo prevê a saída completa das tropas russas da Tchetchênia e o congelamento da reivindicação tchetchena de independência até 31 de dezembro de 2001.
O premiê Tchernomirdin admitiu pela primeira vez erros na operação na Tchetchênia. "O envio de tropas não produziu os resultados desejados, levou a um beco sem saída e causou graves consequências", disse o premiê. "Nós devemos resolver essa desgraça e ainda nos envergonharmos disso."
O líder do Partido Comunista, Guennadi Ziuganov, afirmou ontem que o acordo de paz se opõe à Constituição. Segundo Ziuganov, o texto do acordo determina que as relações entre os tchetchenos e os russos sigam o direito internacional, apesar de a Tchetchênia ser "um problema interno".

Texto Anterior: Órgão quer mediar liberação de soldados
Próximo Texto: EUA atacam o Iraque com mísseis e deixam 5 mortos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.