São Paulo, quinta-feira, 5 de setembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Termômetro malufista; Insatisfação pefelista; Interesse mútuo; Teologia da eleição; Regras novas; Tudo pelo cargo; Descrença oficial; Olho por olho; Virando rotina; Tema explosivo; Ninho de intrigas; Começo errado; Temperamento difícil; O povo quer circo; Virando cacique; Exemplo baiano; Pilha processual

Termômetro malufista
A Executiva do PPB se reúne na próxima quarta em Brasília. Pauta: reeleição e desempenho do partido na eleição municipal.

Insatisfação pefelista
Inocêncio (PFL) rascunhou telegrama a FHC. "Recaí", diz. Refere-se à última conversa dos dois, quando se disse doido para romper de novo com Serjão por causa dos ataques a Maluf. Na época, o presidente riu.

Interesse mútuo
A defesa que Inocêncio faz de Maluf no Planalto começou a render dividendo. O prefeito ligou ontem, propondo a realização de um almoço que marque sua adesão à candidatura do líder a presidente da Câmara.

Teologia da eleição
A queda em pesquisas eleitorais é um poderoso instrumento teológico. Religiosos acham que, se Francisco Rossi cair para 5%, Jesus Cristo acabará aparecendo na eleição paulistana.

Regras novas
O secretário-geral do PSDB, Arthur Virgílio (AM), se uniu a José Aníbal (SP) na tentativa de impor limites aos programas políticos de TV. Quer debates semanais entre candidatos, mediados por um juiz eleitoral.

Tudo pelo cargo
O recado de Francisco Dornelles (Indústria e Comércio) ao Planalto, dizendo que sua posição fica desconfortável quando Serjão ataca Maluf, foi visto no PPB como uma tentativa do ministro de se segurar na cadeira.

Descrença oficial
Kandir (Planejamento) tem criticado, reservadamente, a gestão de Jatene. Acha que o ministro da Saúde é o que recebe mais dinheiro e o que trará menos dividendos políticos para o plano de metas de FHC.

Olho por olho
O Banco Central não engole a decisão do STF que mudou o regime de trabalho de seus funcionários. Acha que foi represália. Dias antes, a equipe econômica vetara um pedido de aumento de salários do Judiciário.

Virando rotina
Ministros voltaram a reprovar a metralhadora giratória de Sérgio Motta (Comunicações).

Tema explosivo
Na próxima terça, o governo manda um pacote de medidas antiviolência ao Congresso. Entre os projetos, um sobre lavagem de dinheiro e outro que facilitará a desativação do complexo penitenciário do Carandiru.

Ninho de intrigas
Na cúpula tucana, corre o seguinte: é péssima a relação entre Serra e Geraldo Walter, que faz o programa de TV do PSDB. O candidato acha que o publicitário está levando um banho de Duda Mendonça, de Maluf.

Começo errado
Líderes tucanos avaliam que Geraldo Walter não pode ser responsabilizado pelo desempenho de Serra. Contam que o candidato foi quem optou por dizer, no início da campanha, que continuaria feitos da gestão Maluf.

Temperamento difícil
Muitos tucanos reclamam do que julgam um comportamento auto-suficiente e irascível de Serra. "Ele não aglutina", diz um deles. Afirmam que os coordenadores e assessores da campanha têm pavor do candidato.

O povo quer circo
O Cebrap está em baixa. O tucanato paulistano, cheio de PhD's e acadêmicos, teve que recorrer a Tiririca, Gugu Liberato e Luiza Ambiel, "a moça da banheira", para tentar alavancar a candidatura Serra.

Virando cacique
Cesar Maia quer uma ação coordenada do PFL no Sudeste a partir de 97. Avalia que sairá forte da eleição municipal e que tem cacife para pesar mais na cúpula.

Exemplo baiano
A prefeita de Salvador, Lídice da Mata (PSDB), recebe da Unesco, na quarta, o "Prêmio Prefeitos da Paz". Razão: a Fundação Cidade-Mãe, implantada por Lídice, atende a crianças e adolescentes da periferia.

Pilha processual
Na estréia do STF na Internet, ontem, ocorreram 1.200 consultas sobre processos. O endereço é http//www.stf.gov.br.

TIROTEIO
De José Aníbal (PSDB), sobre Duda Mendonça dizer que a idéia de acabar com "produções de TV" é reedição da Lei Falcão:
- Quero acabar com os efeitos especiais para conhecer efetivamente o candidato. No caso do Pitta, uma nulidade solene.

Próximo Texto: Ordem cumprida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.