São Paulo, quinta-feira, 5 de setembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT e evangélicos se aliam em Maceió

Partido busca identidade com a Bíblia

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

O PT de Alagoas está se aliando a evangélicos de diversas correntes para que sua candidata à Prefeitura de Maceió, Heloísa Helena, chegue ao segundo turno da eleição.
A petista está tecnicamente empatada em primeiro lugar com a candidata do prefeito Ronaldo Lessa (PSB), Kátia Born, e com o candidato do ex-presidente Collor, Pedro Vieira (PMN).
A aproximação dos evangélicos com o PT está sendo feita pelo candidato a vice, Joaquim Brito, 41, coordenador do Movimento Evangélico Progressista e ex-presidente da CUT de Alagoas (87 a 89).
"Não vamos transformar os púlpitos em palanques. Estamos apenas conversando e fazendo reuniões com evangélicos de todas as correntes, além de introduzir músicas evangélicas na campanha", afirmou Brito.
Na opinião do presidente do PT de Maceió, Tutmés Airan, o fato de Heloísa Helena falar em Deus nos comícios tem ajudado a quebrar o preconceito contra o partido.
"A Heloísa fala em Deus porque ela acredita mesmo em Deus", afirmou. Os evangélicos somam 35 mil dos 309 mil eleitores de Maceió. Airan diz que a candidata é "parecida" com as evangélicas, por conta de seus cabelos longos.
Segundo o vice, foi feito um "acordo para não banalizar o nome de Deus" durante a campanha.
Dizendo-se irritado com a evangelização da campanha petista, o vereador Corinto Campelo (PDT), que se coligou com o candidato de Collor, afirma que, "no evangelho dessa gente, o reino de Deus é ganhar a prefeitura".

Versículos
Na semana passada, a campanha petista ganhou os reforços de Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente nacional do partido, e do pastor Caio Fábio, presidente da Associação Evangélica Brasileira, que aglutina cerca de 50% dos 35 milhões de evangélicos do país.
Enquanto participava de um jantar para arrecadação de fundos para a campanha de Heloísa Helena, Lula ouviu um coral evangélico.
Na saída, às 2h, incluiu agradecimentos ao apoio dos evangélicos em seu discurso e afirmou: "Se nós quisermos viver em harmonia, temos de respeitar todos os credos. Temos de aprender a respeitar aquilo em que os homens acreditam para que os homens respeitem aquilo em que nós acreditamos".
Já o pastor participou do programa eleitoral que, segundo o vice, tratou de um versículo do Velho Testamento segundo o qual "o reino de Deus não se conquista em palavras, mas em atitudes".
Entre os trechos bíblicos usados na campanha está o que diz: "O caminho dos justos prosperará". Ainda segundo o vice, outro muito lembrado é o que afirma: "Quando um honesto governa, o povo se alegra".
"O PT tem propostas que se enquadram nos ensinamentos bíblicos. Estou no PT por causa de minha convicção evangélica", afirmou Brito.

Texto Anterior: PSDB aponta uso de cestas básicas com fins eleitorais
Próximo Texto: FHC lança a "terceira obra do século"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.